Através de uma pareceria da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com a CSO Ambiental, as árvores urbanas da cidade estão passando por um cadastramento, para se formar um inventário das espécies em um sistema georreferenciado para gerenciamento de ativos arbóreos.
Com o sistema, que é o que existe de mais moderno em gerenciamento de ativos urbanos, cada árvore terá suas informações contidas numa plaqueta com código QR, que estão sendo aplicadas nas plantas por equipes de campo que estão percorrendo todas as ruas da cidade.
Para o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, com a implantação desse sistema, Salto entra para um grupo seleto de cidades onde existe a possibilidade de se acessar remotamente a situação da arborização urbana, o que torna o processo muito mais rápido, confiável e moderno.
“Esse sistema que está sendo implantado aqui em Salto já existe em Nova Iorque e em Salvador. Teremos um melhor controle nas podas, no reparo de danos, no controle de pragas, na ampliação de canteiros, além de recomendação de ações como limpeza, com possível substituição ou remoção de árvores com problemas. É mais um trabalho da cidade voltado ao meio ambiente”, concluiu o Prefeito, que durante essa semana, ao lado do secretário do Meio Ambiente, Cesar Piva, acompanhou a implantação do sistema em algumas árvores do centro da cidade.
A implantação das plaquetas com os códigos QR, que deve ser finalizada em 90 dias, foi iniciada nas árvores do Parque da Ilha e agora está sendo feita por equipes acompanhadas por biólogos especializados em toda a área urbana.