As queimadas que atingem a cidade, que prejudicam a qualidade do ar ao longo deste ano, é o tema de diferentes trabalhos feitos pelas crianças do Cemus XI – Prof. Lázara Maria Lara Begossi. O projeto de conscientização, que envolve os pequenos da unidade de educação infantil I – de 2 e 3 anos –, II e III – com 4 e 5 anos. O resultado é uma paródia e trabalhos de mural enfocando os problemas ambientais causados pelas queimadas.
“O fogo pegou na mata, deixando tudo queimado, o ar ficou tão pesado, não consigo mais respirar”, cantam as crianças, no mesmo ritmo da canção O cravo brigou com a rosa. Além da paródia, feita pelos menores, alunos de 4 e 5 anos fizeram desenhos retratando os perigos e danos das queimadas, que afetam a qualidade do ar e a vida de animais e plantas.
De acordo com a coordenadora da unidade, Eliana Araújo Arantes, os trabalhos foram desenvolvidos em sala de aula, levando-se em conta o programa Município VerdeAzul. “Estamos trabalhando muito com a questão ambiental, não apenas com o tema das queimadas, mas com outros trabalhos buscando a conscientização dos alunos e da comunidade”, destaca.