Os alunos do CEMUS V “Luiz Rodrigues de Almeida” foram contemplados com as oficinas de escrita criativa, que fazem parte do projeto Letra Jovem, realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, entre os meses de abril e maio. Foram oferecidas 20 vagas em cada oficina, priorizando adolescentes a partir de 13 anos. Os encontros buscam estimular a criatividade dos participantes por meio dos 5 sentidos.
As oficinas oferecem elementos aos alunos, para que possam despertar o processo criativo por meio da experimentação. Os textos produzidos pelos estudantes deram origem a um livro que foi lançado no dia 29/06, na sede da unidade escolar.
O evento, que contou com a presença da Secretária Municipal da Educação, Anna Noronha Fávaro e da Diretora do Departamento Pedagógico, Cristiane Matos, além da equipe gestora e professores, destacou ao público, através de um sarau, as produções dos alunos ao longo de quase dois meses de trabalho nas oficinas.
A ideia do sarau vem como uma forma de incentivar ainda mais a expressão artística dos jovens, por meio da leitura e apresentação dos textos. A professora e escritora saltense Cynara Lenzi foi convidada a dar um depoimento sobre sua carreira. Ao final do evento, os livros foram distribuídos gratuitamente a plateia.
O Projeto Letra Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC ICMS, com apoio das secretarias de Cultura dos municípios envolvidos. O projeto recebe o patrocínio da empresa MarGirius e em Indaiatuba e Salto, o patrocínio é da Tuberfil.