Agentes Comunitários de Saúde recebem celulares para agilizar atendimento e passam por treinamento

Como parte da modernização e informatização da Saúde municipal, a Prefeitura de Salto entregou na quarta-feira (03/05), no auditório da Clínica de Saúde Moutonnée, telefones celulares com aplicativo e sistema de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Foram 41 aparelhos entregues aos Agentes Comunitários de Saúde. Com a ferramenta, será possível agilizar o processo e atendimento aos pacientes do Programa Estratégia e Saúde da Família. 

Os telefones possuem aplicativo que permite cadastro e lançamento de visitas; com sistema que fornece automaticamente informações de indicadores como total de domicílios, famílias provenientes do e-SUS, podendo conferir os pacientes e localidades já visitados e a visitar. “Tem todos os indicadores que eles necessitam para desenvolverem um bom trabalho e atingir a maior cobertura, como a meta de atingir 100% de efetividade”, reforça a gerente de área Francielle Kaizer. 

Aproveitando o momento da entrega dos celulares, as gerentes de área da Atenção Básica e dos ACS, Franciele Kaizer e Maria Carolina Castedo, atualizaram os servidores quanto a resolução SMS 01/2023, que reforça as metas e indicadores a serem desempenhados pelos Agentes Comunitários de Saúde, no âmbito de suas atribuições, além de intensificar e reforçar que a portaria n. 2436 de 21 de setembro de 2017, a PNAB – Política Nacional de Atenção Básica, no âmbito do sistema único de saúde, seja trabalhada junto à comunidade na sua integridade.

“Esse momento com as equipes, além de integrar e treinar, proporciona um avanço, pois os ACS usavam um tablet entregue em 2019, e de lá pra cá não houve atualização. Nós preparamos essa ação de grande importância, pois quem ganha são os munícipes atendidos pelo programa Saúde da Família”, finaliza a gestora da Atenção Básica de Saúde, Leila Lobo de Oliveira. 

“Todo esse avanço faz parte do processo de informatização da saúde, que torna muito mais rápida a comunicação dos dados e, consequentemente, a gestão da saúde pública” , ressalta Marcio Conrado, Secretário Municipal de Saúde.

 

Compartilhe esta notícia: