A ampla programação para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama continua em andamento neste mês do “Outubro Rosa”. O prefeito de Salto Geraldo Garcia esteve na tarde de quinta-feira, (24), em visita na Clínica Santa Cruz, que realizou palestra e atividades em parceria com a ABTE Cursos. Na ocasião foram oferecidos serviços de manicure e sobrancelha. Outra atividade programada para este dia foi o Mutirão de Coleta de CO até o período da noite.
Para o Prefeito “O mês de outubro traz grande conscientização preparada pela Secretaria de Saúde e pelas equipes das Clínicas que têm, além do profissionalismo, o carinho pela população. Isso é fundamental para trabalhar mensagens de sensibilização contra um problema que afeta homens e também mulheres. E quando acometidos afetam e muito as famílias.”
Nas Unidades Básicas de Saúde ações educativas prosseguirão com diversas atividades, como rodas de conversa e palestras com enfoque no diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama e coleta de Papanicolau.
Para o dia 26 de outubro, às 9h, será realizada a Caminhada Salto, em parceria com a Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia (ONCO Itu), com concentração na Praça XV de Novembro e chegada prevista no Pavilhão das Artes, num percurso de cerca de 1.100 km percorrendo a Avenida D. Pedro II e Rua Nove de Julho. Cerca de 1500 camisetas rosas serão disponibilizadas em troca de um quilo de alimento que serão destinados a entidades do município.
Programação final
• 30/10 às 8h30 – Clínica CECAP – Café da manhã com palestra
• 31/10 às 14h00 – Clínica Nações – “Grupo Roda Arte”
• 31/10 das 16h às 20h – Clínica Santa Cruz – Mutirão de coleta de CO (“prevenção”) com agendamento prévio (mais informações na própria unidade)
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, caso notem algo de diferente, devem procurar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama.
Compartilhe esta notícia: