AÇÃO PARA REDUZIR AS FILAS DE ESPERA POR VASECTOMIA E LAQUEADURA

Através do programa “Planejamento Familiar” realizado pela equipe Multiprofissional (Enfermeiros, Psicólogos, Assistente Social, e Médicos) do CISM (Centro Integrado da Saúde da Mulher), a Secretaria de Saúde iniciou em novembro/dezembro de 2022, a convocação para o processo pré-operatório para diminuir as filas de espera para procedimentos de vasectomia e laqueadura.

Importante frisar que os procedimentos eletivos foram suspensos devido a pandemia e dos 208 pacientes de vasectomia que estavam aguardando desde 2020, mais de 50 deles já foram contemplados em janeiro agora.

A fila de espera por laqueadura é ainda maior, chegando a mais de 300 pacientes, que aguardam desde 2018. Os pacientes estão sendo convocados pelo ambulatório da Saúde da Mulher.

Todos os procedimentos são realizados no centro cirúrgico do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat.

Os munícipes interessados, deverão procurar pelo Unidade Básica de Saúde mais próxima, para encaminhamento junto a equipe do Programa Planejamento Familiar.