Ação especial na Rede Municipal destacou combate ao bullying

O Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação promoveu no Dia Mundial de Combate ao Bullying, 20/10, uma grande ação em todas as unidades escolares para concretizar o trabalho realizado pelo Projeto “AMIGO SIM! BULLYING NÃO”, lembrando que o projeto tem andamento durante todo o segundo semestre letivo de 2023.

Desenvolvido desde o mês de agosto, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II participam do Projeto AMIGO SIM! BULLYNG NÃO, idealizado por Cláudio d’Santana, fornecido gratuitamente para escolas do Brasil, que busca por meio de atividades lúdicas e de inteligência emocional conscientizar alunos da NÃO prática do bullying e da violência escolar, contribuindo para melhorar o convívio escolar.

Os alunos são protagonistas e não simples espectadores e as atividades desenvolvidas os fazem pensar, refletir, colocar-se no lugar do outro e assim serem conscientizados com leveza; brincando; divertindo-se, dessa forma, combatendo o bullying. Os funcionários das unidades escolares, bem como pais e responsáveis receberam vídeos de conscientização feitos em parceria com as psicólogas da rede.

A ação pretende ainda, evitar que a criança/jovem carregue traumas para o resto da vida, que podem interferir diretamente no seu desenvolvimento, influenciando até no caráter e no modo de agir; além de evitar suicídio e tragédias em escolas. “É um projeto que salva vidas”, afirma Cláudio d’Santana.