Abertura Oficial marca início dos Jogos Escolares 2024

600 alunos participam desta edição

O Centro Esportivo “João Luiz Guarda” sediou na manhã do último sábado, 04/05, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2024, projeto idealizado e coordenado pelo professor formador de Educação Física, Bruno Roberto Marron Nogueira, que tem como objetivo incentivar as crianças na prática de atividades esportivas.

Promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais da Educação e de Esportes e Lazer, os Jogos contarão com a participação de 600 alunos de 11 CEMUS – Centros de Educação Municipal de Salto, disputando as modalidades futsal, queimada, atletismo e xadrez, a grande novidade desta edição (masculino e feminino).

Prestigiaram a abertura oficial o Prefeito de Salto, Laerte Sonsin Junior; Vice-Prefeito Edemilson Santos; Secretária da Educação, Anna Noronha Fávaro; Secretário de Esportes e Lazer, Luciano Asevedo, além da presença dos alunos, professores, equipes gestoras das unidades escolares e familiares.

Em seus pronunciamentos as autoridades foram unânimes em destacar a importância do Esporte como uma janela para o mundo, uma poderosa ferramenta de inclusão social, que aliada à Educação, vem transformando a vida de crianças e jovens que passam pela Rede Municipal de Ensino.

A solenidade de abertura foi marcada pelo desfile das delegações; entrada das bandeiras conduzidas pelos alunos dos CEMUS Igor Miguel dos Santos, Maria Eduarda Gomes Marçola e Miguel de Oliveira; execução dos Hinos do Brasil e de Salto; juramentos, do atleta pelo aluno Benício Souza Garrido e do árbitro pela professora de Educação Física Kátia Santos; e o ápice do evento, a entrada da tocha e acendimento da pira olímpica pelo aluno Kaue Marron Nogueira.

Crianças dos CEMUS IV, X e XI coreografadas pelas Professoras Vanessa Prata, Mirela Camargo e Vanessa Moura foram responsáveis por belíssimas, empolgantes e emocionantes apresentações artísticas.

Logo após a cerimônia de abertura, a competição foi iniciada com a disputa de uma partida de futsal masculino: CEMUS IV X CEMUS IX. O Prefeito Laerte Sonsin Junior foi convidado para o ponta pé inicial do jogo, que teve como vencedor o CEMUS IV – 1 X 0.