Abertura do Festival de Teatro de Salto reúne mais de 300 pessoas no CEC

A primeira noite do Festival de Teatro de Salto reuniu, nesta segunda-feira (1º), mais de 300 pessoas na Sala Palma de Ouro, no Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”. O evento de abertura, assim como todo o Festival, é uma realização da Secretaria de Cultura de Salto em parceria com a iniciativa privada, e contou com a presença do secretário da Cultura, Sandro Bergamo, e também dos jurados que avaliarão os espetáculos, Nelson Polinário, Péricles Raggio e Lucas Gonzaga.

Durante a abertura, o foyer da Sala Palma de Ouro recebeu a apresentação artística da Banda Brazuka, assim como, a exposição “Luzes sobre a História do Teatro Saltense”, que segue em exibição até o próximo domingo (7). O destaque da noite, foi a participação dos atores saltenses, Célia Mariano, Ivonete Magnanini e Wladi Zotti, que interagiram com o público presente, representando personagens famosos e contando histórias do teatro saltense.

Com o drama “Ensaios sobre Anormalidade”, a Cia Insira Aspas levou aos palcos, a proposta de discutir os conceitos do que é ou não normal. Representando seres comuns, anônimos, os personagens se autoquestionaram o tempo todo, sobre suas dores, ansiedades, sonhos e decepções, em trajetórias surpreendentes e inquietantes.

A programação do Festival prossegue durante esta semana com apresentações artísticas e espetáculos teatrais, a partir das 19h, na Sala Palma de Ouro. Ao todo, serão seis grupos e companhias da cidade que apresentarão novas produções ou releituras de antigas montagens teatrais dos seus repertórios, entre farsas, comédias, dramas e performances.

Confira a programação

Dia 02 – terça-feira
19h – Apresentação artística no foyer: Coral Vozes Afro e Grupo Nyotas
20h – Espetáculo: “O Cego e o Louco”
A Cia Anomalias Teatrais traz aos palcos, uma história que mudará a percepção do público sobre a vontade de ser feliz. Dois irmãos discutem suas diferenças e frustrações, um deles, cego e sem poder exercer seu trabalho de pintor, desconta sua angústia no mais novo, tímido. O final desse conflito, dirigido por Paloma Dourado e encenado por Marco Stefano e Sandro de Paula, não poderia ser diferente senão surreal, inesperado e impactante.  Classificação 12 anos.

Dia 03 – quarta-feira
19h – Apresentação artística no foyer: CLAP’S Percussão Corporal
20h – Espetáculo: “Part-ir do Corpo”
“O Brasil é o 8° país em número de suicídios.” Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 160 gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, são mortos todos os anos no país, praticamente um a cada três dias. E isso é apenas a ponta do iceberg. Esses índices assustadores são o ponto de partida de PART-IR DO CORPO, novo espetáculo performático do Grupo Tarto de Teatro que mergulha no hibridismo do teatro/performance e sua relação com o espectador. Classificação: 18 anos.

Dia 04 – quinta-feira
19h – Apresentação artística no foyer: Tenor Cleber Volpatto
20h – Espetáculo: “Em Terra de Cego Quem Tem Um Olho é Rei”
Após sua primeira apresentação, em 1999, a Cia Teatral Apocalipse, traz um grande elenco para reapresentar “Em Terra de Cego quem tem um Olho é Rei”. Tudo se passa em Babaneiralle, ilha de nome fictício onde os ministros e generais tentam depor o rei através de um golpe. Com assuntos atemporais, o espetáculo retrata com irreverência e bom humor, diversos problemas da sociedade, como saúde pública, desemprego e ética política, tudo em um reino surreal, porém, não tão distante de nós. Nesse espetáculo, Alexandre Ximarelli dirige um numeroso elenco e também dá vida ao Rei Navarro. Classificação Livre.

Dia 05 – sexta-feira
19h – Apresentação artística no foyer: Hip Hop e Break by Zulu and Lulla
20h – Espetáculo: “O Mistério de Irma Vap”
Com uma estreia em dose dupla, a Zéfiros Cia de Teatro, dá o ponta pé inicial nas suas atividades, no Festival de Teatro de Salto. Trazendo um espetáculo que satiriza diversos gêneros teatrais e cinematográficos, “O Mistério de Irma Vap” vem com personagens de ambos os sexos destinados a serem apresentados por apenas dois atores. Concentrado especialmente em lendas urbanas, tem por objetivo provocar o público e despertar o interesse o tempo todo de quem está falando a verdade e quem está se enganando. Sergio Rodrigues assume a direção da nova companhia e também do espetáculo que atua. Classificação 14 anos.

Dia 06 – sábado
19h – Apresentação artística no foyer: Músico Marcelo Mello
20h – Espetáculo: “O Mágico em Nós”
O Centro de Artes, Educação e Lazer (CAEL) apresenta para a cidade de Salto o Grupo Elkimia, numa versão maravilhosa do espetáculo “O Mágico de Oz”. Com adaptação dos diretores Renato Bispo e Chicó Ferreira e uma belíssima produção de artes de Solange Ferreira, traz pela primeira vez essa produção nos gêneros Farsa e Commedia Dell’arte. Esse espetáculo promete emocionar, alegrar, refletir e agregar valores para os espectadores, conduzindo-os ao conhecimento do mágico que há em Nós! Classificação Livre.

Dia 07 – Domingo
19h – Apresentação artística no foyer: Orquestra de Metais
20h – Cerimônia de Premiação
Com intuito de valorizar as produções apresentadas durante o Festival, a Secretaria da Cultura de Salto realizará a cerimônia de encerramento e premiação dos melhores espetáculos, em diversas categorias. Além da escolha dos três melhores espetáculos, segundo a banca julgadora, serão anunciados os vencedores nas categorias de melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, maquiagem, texto original, coreografia, melhor cena e melhor conjunto de atores.

Compartilhe esta notícia: