A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, recolheu 14 toneladas de materiais inservíveis, durante mutirão da saúde feito na última quinta-feira (16), no jardim Marília e proximidades. A ação teve o objetivo de eliminar potenciais criadouros do mosquito aedes aegipty – transmissor da dengue, chicungunya, zika e febre amarela.
Durante o mutirão, foram recolhidos materiais como pneus, móveis velhos, colchões, restos de construção, entulhos e itens que poderiam acumular água. Além de recolher os materiais, a iniciativa teve como objetivo reforçar a importância do combate constante ao mosquito da dengue, realizando a orientação dos moradores por meio dos agentes da vigilância epidemiológica.
A Secretaria da Saúde aponta que a cidade de Salto está há 14 semanas sem transmissão de dengue, e, neste ano, não foi registrado nenhum caso positivo da doença. A iniciativa ocorreu no Marília e região por se tratar de área com focos de criadouros do mosquito aedes aegipty.
O mutirão da saúde foi realizado pelo Departamento de Zoonoses e contou com o apoio da Secretaria da Ação Social, com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Cruz, de equipe do Meio Ambiente do SAAE, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da CSO.