Prefeitura toma providências sobre casos de leishmaniose diagnosticados em setembro do ano passado

• Categoria do post:Notícias

reuniao_urgencia_1Assim que tomou ciência sobre casos de leishmaniose nos animais abrigados no canil municipal, o Prefeito Geraldo Garcia, acompanhado do Secretário de Governo Gilmar Mazetto e do Secretário de Saúde Dr. Flávio Vitale Júnior, solicitou uma reunião de urgência com todos os envolvidos no assunto, sendo eles técnicos da Zoonoses, veterinários da Prefeitura, gestores do canil municipal, assim como diretoria da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias, da Secretaria de Estado da Saúde, e diretoria do Instituto Adolfo Lutz.

O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura, onde a veterinária Luciana Soares e o gestor do canil, Ricardo de Almeida Souza, informaram que os primeiros casos de leishmaniose no canil foram diagnosticados em meados de outubro do ano passado, inclusive com a necessidade do procedimento de eutanásia nos infectados. “Assim que comprovamos os casos, já tomei as primeiras providências e, inclusive, enviamos um ofício para a Prefeitura informando os casos, mas não obtivemos nenhuma resposta”, explicou Ricardo.

Diante do caso, o Prefeito solicitou a compra dos kits para os testes em todos os cães. “Estamos em péssimas condições financeiras, mas esse caso é de extrema importância, por isso pedi para comprar os kits dos exames, que vamos realizar o mais rápido possível e já no início da próxima semana, teremos os resultados”, comenta o Prefeito.

A diretora da Sucen Sueli Yasumaro Draz relata que a cidade de Salto, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde, está na categoria de “transmissão canina”, devido aos casos diagnosticados nos últimos anos.

Além disso, a diretora da Sucen, ao lado da representante do Instituto Adolfo Lutz, Aparecida Helena Gomes, relatou que em maio de 2016, devido à classificação da cidade, o Ministério da Saúde disponibilizou 500 kits para o município realizar os exames em cães residenciais na região do Jd. Santa Cruz, onde existe o vetor. Porém, elas ressaltaram que o trabalho não foi concluído devido a questões operacionais, como a falta de funcionários disponíveis para realizar os exames.

O Prefeito Geraldo Garcia, então, já se comprometeu a disponibilizar técnicos qualificados para que este ano os exames sejam realizados.

Em relação aos casos diagnosticados no ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, instaurou um processo administrativo para apurar toda a situação, uma vez que a notificação da doença foi feita em novembro de 2016 e não foram tomadas as providências necessárias.

Conselho de Animais

Na noite de quinta-feira, o Chefe do Executivo se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Animais da cidade.

O Prefeito Geraldo Garcia comentou sobre os casos de leishmaniose e as providências que estão sendo tomadas com urgência.

Ao lado dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Landim, Celso Charnosky – Alemão do Santa Cruz e Vinicius Saudino, as conselheiras apresentaram algumas propostas para a atual administração, entre elas: visita ao canil e um censo animal.

O Prefeito, que estava acompanhado do Secretário de Governo Gilmar Mazetto e do Secretário de Saúde Dr. Flávio Vitale se propôs a conversar com os gestores do canil sobre a possibilidade de visitas monitoras ao local, assim como da criação de um modelo de feiras para adoção.

reuniao_urgencia_2