CEMUS VI conquista primeiro lugar na 5º Olimpíada da Reciclagem

A campanha arrecadou mais 22 toneladas de materiais e faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

A manhã desta quarta-feira (05) foi a escolhida para anunciar as ganhadoras da 5ª Olimpíada da Reciclagem, realizada pela CSO Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salto. Neste ano, a ação foi exclusiva para as escolas da rede municipal de ensino contempladas no projeto “Coleta Diferenciada nas Escolas”.

Em primeiro lugar ficou o Cemus VI Profª Maria da Conceição L.G. Pisciotta, que conseguiu angariar 1,07 tonelada de materiais. A segunda colocada foi o Cemus Profª Maria de Lourdes Guarda, com 970 quilos e, na terceira colocação ficou o Cemus Profº João Batista César, que juntou 930 quilos de resíduos recicláveis.

Elas receberam um troféu confeccionado com plásticos pós-consumo, feitos de reciclagem de cartões de créditos. Durante a premiação, o prefeito Laerte Sonsin ressaltou que o trabalho desenvolvido é de extrema importância por contemplar três pilares: solidariedade, meio ambiente e educação. “Ao trabalhar esse projeto com os nossos alunos estamos preparando a Salto que queremos lá na frente, para as próximas gerações. E se tem algo que me orgulha é saber que estamos conseguindo educar as nossas crianças”, pontuou o chefe do executivo.

Através do esforço coletivo de toda comunidade escolar a meta de arrecadação, que neste ano era de 22 toneladas de resíduos recicláveis, foi ultrapassada. A premiação é revertida em doação à comunidade. Alimentos que compõem a cesta básica serão direcionados para a Instituição Coração Materna, que distribui refeições para crianças vulneráveis.

Voltada ao estímulo a separação e destinação correta dos materiais, a Olimpíada da Reciclagem reforça o trabalho desenvolvido ao longo do ano no projeto “Coleta Diferenciada nas Escolas”.

Para fechar o evento, o gestor da CSO Ambiental, Wilson Carioca, lembrou que no dia 05 de junho também se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada com o objetivo de fomentar a preservação dos recursos naturais e a minimização de impactos ambientais.

Em sua fala, Carioca ainda pontuou que a cada ano a meta de recebimento de resíduos recicláveis está ficando mais difícil. “A cada ano a meta para as escolas é mais desafiadora, porém alcançável. Vemos esse reflexo da atuação do trabalho de educação ambiental, com a importância de descartar corretamente, do uso consciente e da não geração de resíduos.

Fico muito feliz que os estudantes saltenses estão levando isso à frente”, encerrou.

Vale ressaltar que todo o material recebido durante a Olimpíada da Reciclagem, que ocorreu entre os dias 29 de abril e 31 maio, foram encaminhados à cooperativa de reciclagem da cidade, gerando emprego e renda aos seus associados.

Fotos: CSO Ambiental