A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria da Defesa Social, entregou 160 lanternas táticas para a Guarda Civil Municipal (GCM) no dia 16 de fevereiro.
Também foram entregues porta-lanternas para os cintos e recarregáveis à prova d’água e resistentes à impacto. Já estão sendo distribuídas, uma para cada GCM. Mais um equipamento sendo entregue para otimizar o trabalho de segurança.
“Estamos cumprindo mais uma demanda apresentada pela GCM; mais um investimento na nossa Guarda que já é muito bem treinada e preparada”, comentou o prefeito Laerte Sonsin durante a entrega dos materiais.
GCM Salto – O contexto de segurança pública em Salto vem evoluindo ao longo dos anos, muito em razão dos investimentos realizados pela administração pública nesta área.
Atualmente, o efetivo da GCM realiza cursos de aprimoramento, conforme determinação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo este um importante fator no aperfeiçoamento desses profissionais, possibilitando o cumprimento do convênio com a Polícia Federal para o porte funcional de arma. Também estão sendo contratados, desde o início de 2024, mais guardas para reforçar o efetivo.
Além disso, a Prefeitura de Salto tem investido na renovação de frota, de equipamentos e armamentos. Por isso, a GCM de Salto é, hoje, referência na região, tendo um padrão de armamento compatível àqueles utilizados pelas instituições de segurança pública das esferas estadual e federal, tornando-se, por exemplo, a primeira GCM da região metropolitana de Sorocaba a ter uma padronização de armas curtas com pistolas Glock.
O resultado desse trabalho é refletido em pesquisas recentemente divulgadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pela empresa MySide, que indicam que a cidade de Salto está entre as 10 mais seguras do Brasil.
Compartilhe esta notícia: