Saúde orienta: férias escolares mais saudáveis com a vacinação infantil em dia

As Secretarias de Saúde de Salto, em conjunto com a Secretaria da Educação, reforça a importância de manter as crianças vacinadas neste período de férias. Para as crianças é um momento voltado ao descanso e brincadeiras à vontade. 

Já para os pais pode ser uma oportunidade para atualizar a carteira de vacinação, não somente para garantir o desenvolvimento saudável da criançada, mas prevenir várias doenças. Vale lembrar que, no Brasil, manter a carteira de imunização atualizada é obrigatório segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), já que elas possuem o sistema imunológico em desenvolvimento, sendo mais suscetíveis à aquisição de infecções.

Este período de férias é o momento ideal para atualizar vários tipos de vacinas nas crianças e adolescentes. Conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), entre as vacinas recomendadas para as férias estão: vacina tríplice viral, que protege contra três doenças causadas por vírus (sarampo, caxumba e rubéola); vacina tetra viral, que além dos vírus contemplados na tríplice viral, também protege contra a catapora; a vacina tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; além das vacinas contra meningite, e a vacina combinada hepatite A e B.

Outra informação importante é que a partir do dia 01/01/2024 a vacina contra Covid19 será incorporada no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, sendo assim, a partir dessa data a vacina será exigida para a pesagem do Bolsa Família e também para emissão do Certificado de Regularidade Vacinal exigido para matrícula em escolas públicas.

Os atendimentos nas unidades são diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto Clínica Salto Jardim Donalisio que o funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 15h30.  

 

Compartilhe esta notícia: