Neste Novembro Azul, mês de incentivo aos cuidados da saúde do homem e combate ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde abordou o tema “Saúde do Homem” no CRAS do Jardim das Nações, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e na Concessionária Rodovias do Tietê, em palestras ministradas pela Enfermeira Raquel Figueiredo Leite e o Dr. Romário Nascimento Brustolon. O tema também foi abordado pelas equipes de estratégia nas unidades de Saúde, além da decoração nas Clínicas de Saúde.
O “Novembro Azul” é uma ação que visa promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A indicação para a realização do exame de PSA é para homens com idade igual ou maior que 50 anos. Além da prevenção do câncer de próstata, a proposta é promover o acesso do público masculino e atender suas demandas como um todo.
O Ministério da Saúde orienta que o homem busque os serviços de saúde tanto da rede primária como especializada, não apenas nos casos de doenças e agravos já instalados, mas que tentem realizar, pelo menos, uma consulta por ano.