Saúde: diversas palestras encerram o mês do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Salto encerrou na última semana, as ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. 

Foram diversas palestras realizadas para falar da importância do tema, no Lar Frederico Ozanam, no CRAS Jardim das Nações, na Concessionária Rodovias do Tietê, no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e no CCI (Centro de Convivência do Idoso). As palestras foram ministradas pelas enfermeiras do CISM (Centro Integrado de Saúde da Mulher), Enfª Nilce de Carvalho Brandão e Enfª Raquel De Figueiredo Leite.

“O câncer de mama pode ser detectado precocemente por meio do autoexame, da mamografia e da ultrassonografia. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois aumenta as chances de cura, é essa a mensagem que levamos em todas as ações durante esse mês, principalmente nas palestras realizadas pelas enfermeiras”, ressalta Enfª Lidiane Coleone, Coordenadora da Atenção Especializada. 

“Esse foi um mês de reforço ao tema sobre o câncer de mama e colo do útero, repleto de ações de prevenção e não tem como deixar de agradecer todas as pessoas que nos ajudaram nessa missão, empresas parcerias, servidores municipais da Saúde que foram fundamentais para o sucesso das ações, e principalmente levar a mensagem a todas as mulheres, da importância do cuidado, do autoexame e realmente chamar a atenção, não somente agora, mas se prevenir durante todo o ano”, enfatiza Márcio Conrado – Secretário de Saúde. 

Outubro Rosa

O principal objetivo da campanha outubro rosa 2023 é a divulgação de informações sobre o Câncer de Mama, um tipo de câncer que acomete mulheres e representa hoje, segundo o INCA, 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nelas. 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Controle do Câncer), a cada ano mais de 60 mil novos casos da doença surgem e o diagnóstico precoce é ainda a maneira mais assertiva para aumentar as chances de cura. Dessa forma a campanha vem com o intuito de incentivar as mulheres a buscarem por orientação médica na presença de qualquer nódulo ou sintoma anormal que sintam nas mamas. 

Vale lembrar que não existe uma causa única para o aparecimento da doença, contudo algumas coisas podem estar envolvidas como o envelhecimento, histórico familiar de câncer, aspectos reprodutivos entre outros. 

Compartilhe esta notícia: