“Máquina do Tempo” fez dobrar o número de turistas no Museu e exposição será estendida

“Nós já sabíamos que a ideia seria bem recebida, mas o sucesso da máquina superou as expectativas” – comemora o Secretário da Cultura – Oséas Singh Jr., que juntamente com a coordenação do Museu Cidade de Salto Ettore Liberalesso resolveu ampliar o período de exposição, de um para dois meses, até o fim de novembro.

Desenvolvida para crianças, pela equipe da Secretaria da Cultura, a máquina permite ao visitante uma volta lúdica ao passado em dois períodos: “Salto antes da minha avó nascer” e “Salto depois que a minha avó nasceu”. Outra interação do visitante é com a cápsula anacrônica, em que a criança escreve uma carta ou faz um desenho destinado ao fundador da cidade Cap. Antonio Vieira Tavares, com tema livre. Esta carta ou desenho será colocado pela criança dentro de uma cápsula anacrônica e depositada na máquina do tempo. Após ser lida “pelo Capitão” – explicam os organizadores, “será feita uma seleção e exposição dos textos e desenhos mais curiosos e/ou criativos”.

O objetivo dessa interatividade é estimular o sentimento de pertença às crianças, transformando-as em protagonistas da história. Além disso, essa pedagogia lúdica faz com que as crianças vejam o Museu como algo interessante e dinâmico, um espaço a ser revisitado.

Praticamente o dobro – Um resultado inesperado da exposição foi dobrar o número de turistas. A título de comparação, nos feriados de 7, 8 até domingo, dia 10 de setembro, 52 turistas visitaram o Museu, sendo que no feriado de 12 de outubro, até domingo dia 15, quando iniciou a exposição da Máquina do Tempo, foram 101 turistas, praticamente dobrando o número de visitantes.

O número de escolas que estão agendando visitas também aumentou exponencialmente. O Museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Endereço: Rua José Galvão, 104 – Centro – Tel: 11 4029-3473
Agendamentos de Visitas para Grupos: educativomuseusalto@gmail.com

Compartilhe esta notícia: