O Ministério da Cultura e a Lezulat apresentam o projeto Educativo Itinerante “Monet À Beira d’Água” que visitou no dia 06/10, o CEMUS VI “Professora Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta”, no Jardim Icaraí.
O projeto sociocultural que vem percorrendo o Brasil desde abril de 2022 já visitou mais de duzentas escolas públicas de sete Estados diferentes e retorna a São Paulo devido ao patrocínio incentivado da JOHN DEERE na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
A iniciativa se originou a partir da curadoria e dos temas da exposição imersiva Monet À Beira d’Água que recebeu quase 500 mil visitantes, proporcionando de forma gratuita a estudantes da rede pública de ensino o acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet por meio de dinâmicas lúdicas, inclusivas e também interativas com o uso dos óculos de realidade virtual.
Durante o projeto, os alunos da escola trabalharam várias habilidades a partir de uma proposta pedagógica que provoca a emoção e constrói a longevidade da vivência. Para além das dinâmicas nas escolas, o projeto possibilita a continuidade desta experiência através do website da exposição com ideias de oficinas temáticas.
Os principais objetivos dessa iniciativa são democratizar o acesso à arte, estimular a criatividade, o encantamento, a imaginação e valorizar os saberes e identidades locais. Seguindo as temáticas Água, Tempo, Luz e Território, presentes na obra de Monet, o projeto alinha-se às diretivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Agenda 2030 e dos 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Princípios como a simplicidade, inclusão, interdisciplinaridade, diversidade e pluralidade, articulam cultura e educação como elos de uma mesma corrente, pois desta forma estudantes podem expandir suas referências, modos de pensar e de se expressar.
A equipe gestora do CEMUS VI agradece a empresa JOHN DEERE por mais essa parceria, que contribui com o desenvolvimento educacional dos alunos.