Estão abertas as inscrições para 26 oficinas, laboratórios e palestras culturais on-line e gratuitas oferecidas por meio da Secretaria da Cultura. Confira abaixo o descritivo de cada uma delas. As inscrições devem ser feitas no respectivo link.
ENCONTROS LÍRICOS: ÓPERA L’ELISIR D’AMORE, DE GAETANO DONIZETTI
- Coordenação: Sergio Casoy
- Datas e horário: 22 e 23/11 – 18h30 às 20h30
- 35 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em ópera.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/KDPCWsSU3PMeQS9u6
Obra-prima do gênero de comédia em forma de ópera que os italianos chamam de opera buffa, a deliciosa L’ELISIR D’AMORE de Gaetano Donizetti nasceu, em 1832, sob o signo da mais completa improvisação, composta que foi em 14 dias. Além de ser uma fábula sobre o amor puro e verdadeiro que é capaz de superar todos os obstáculos, sob o aspecto técnico, L’ELISIR D’AMORE traz ao palco lírico duas importantes modificações: a introdução, pela primeira vez numa ópera buffa, do elemento patético e sentimental e a utilização de um tenor lírico, de expressão mais romântica, no lugar dos tradicionais tenores ditos ligeiros de voz flautada.
Nos “Encontros Líricos”, o professor e pesquisador Sergio Casoy discorre sobre as origens e detalhes que envolvem a criação de determinadas óperas, ilustradas por imagens e vídeos de trechos significativos retirados de várias produções, para que os participantes possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar as várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer.
Sergio Casoy é professor e pesquisador de música lírica, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.
PALESTRA DOIS IRMÃOS, MILTON HATOUM – Obras da Fuvest Unicamp
- Coordenação: Fabiana Vascon
- Datas e horário: 1/11 – 18h30 às 20h30
- 40 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Vestibulandos e interessados em literatura, a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/MtEEx9yJHwd9XRnBA
Esta atividade integra o ciclo de palestras sobre as obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e Unicamp. A cada encontro, a professora de literatura Fabiana Vascon contextualiza e analisa determinada obra a partir de suas características mais relevantes, apresentando elementos que norteiam uma análise literária. Principais tópicos que serão abordados: Literatura brasileira contemporânea; Contexto histórico da narrativa; Tempo e espaço; Fluxo narrativo; Dicotomias e ambivalências.
Fabiana Vascon é professora pós graduada em Letras pela USP e Pedagoga com 25 anos de experiência em escolas particulares de referência nacional, lecionando Literatura, Interpretação de Textos, Crítica Literária, Gramática, Redação e Literatura no Cinema. Palestrante e oficineira em bibliotecas da Secretaria da Cultura de São Paulo. Gestora Pedagógica de Ensino Fundamental Anos Finais por 5 anos e coordenadora de Português do Ensino Fundamental e Médio durante 8 anos.
OFICINA DE ESCRITA E FORMATAÇÃO DE ROTEIROS FÍLMICOS
- Coordenação: Jacqueline Durans
- Datas e horário: 16, 17, 23, 24 e 30/11, das 14h às 16h
- 50 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Produtores audiovisual, roteiristas, diretores, gestores culturais e demais interessados, a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/6hoRFwumXFjk6h626
Atividade prática para desenvolvimento e escrita de projeto para produção e realização de filmes, seja ficção, documentário, ensaio no formato curta metragem. Durante a atividade, os participantes receberão orientações técnicas e desenvolverão na prática a escrita de cada um dos itens solicitados nos editais para o segmento do Audiovisual.
Jacqueline Durans é roteirista, diretora, produtora e atriz. Parecerista Proac 2022; Roteirista e diretora do curta O Relógio de Ouro – 11ª Mostra Wallace Audiovisual e Lei Aldir Blanc, 2022, Araraquara; Orientadora oficina A Presença na Cena para as Telas – 11ª Mostra Wallace 2022; Orientadora Projeto Docs Sustentáveis Araraquara – Produtora Numen; Palestrante: Roteiro e Produção para Cinema – UNIARA, Araraquara.
LABORATÓRIO DE ENSAIO E NARRATIVA: CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO FOTOGRÁFICO
- Coordenação: Ana Laura Gamboggi e Sandra Tucci
- Datas e horário: 7, 9, 14 e 16/11 – 10h às 12h
- 15 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Fotógrafos, estudantes e demais interessados, a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/wrvUGAxmZYkzqGks6
A atividade pretende possibilitar o entendimento das etapas da criação, da estética, da poética e da construção de narrativas como elementos constituintes da fotografia na arte contemporânea. Durante os encontros serão apresentados e discutidos conhecimentos e práticas artísticas que articulam e possibilitam a elaboração de um ensaio fotográfico individual e portfólio.
Ana Laura Gamboggi é graduada em Comunicação Social na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Mestre e Doutora em Antropologia Cultural na Universidad Autónoma Metropolitana do México. Coordenadora Acadêmica dos Cursos de Pós-graduação em Gestão de Projetos e Programas Culturais do Senac Lapa Scipião (SP).
Sandra Tucci é artista visual. Atua como curadora e professora. Possui especialização em Gestão de Museus pela Universidade Candido Mendes/Expomus São Paulo e mestrado em Comunicação e Artes – Poéticas Visuais – pela USP / ECA. Professora dos cursos de Pós-Graduação Gestão Cultural e Fotografia como Arte Contemporânea e Design Gráfico.
VIVÊNCIA SONORA: CANTOS DE MAR
- Coordenação: Mariana Furquim
- Datas e horário: 27 e 29/11 – 18h30 às 20h30
- 25 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em geral a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/Qz511z6C98GezGv56
Vivência musical com foco na voz tendo por inspiração sonora o mar, explorando canções de dois grandes artistas brasileiros cujas obras têm relação profunda com esse universo: Dorival Caymmi e Lia de Itamaracá. Nos encontros serão desenvolvidos exercícios vocais, respiratórios, de consciência e expressão corporal relacionados com a temática proposta, além de repertório musical.
Mariana Furquim é cantora, compositora, professora de canto e de música. É formada em Ciências Sociais pela USP, pós graduada em Pedagogia Vocal pela Faculdade Santa Marcelina e licenciada em Música pela Claretiano. Nascida na musical família Ozzetti, canta desde a adolescência. Participa de rodas de samba há mais de quinze anos, tendo se apresentado ao lado de grandes sambistas como Geovana, Edil Pacheco, Riachão, Martinho da Vila, entre outros. Iniciou carreira solo em 2014 com o EP Mariana Furquim e em 2018 lançou o álbum Princesa de Aiocá, todo inspirado no mar, que embala sua carreira artística. Desde a produção do disco Princesa de Aiocá realiza pesquisas sobre o universo do mar.
OFICINA: PRIMO LEVI, TESTEMUNHA DO SÉCULO XX
- Coordenação: Valentina Cantori
- Datas e horário: 1, 6, 8 e 13/11 – 18h30 à 20h30
- 60 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em geral
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/komgJLhDFGWBCJKf6
Primo Levi (1919-1987) foi escritor e químico italiano, sobrevivente de Auschwitz. Neste curso abordaremos seus livros autobiográficos (É isto um homem?, A trégua, A tabela periódica e Os afogados e os sobreviventes), pensando na relação que existe entre literatura e testemunho, entre memória e escrita. Leremos também seus poemas, menos conhecidos do que os textos em prosa, mas fundamentais para entender a complexidade e a versatilidade de sua obra.
Valentina Cantori é pesquisadora e tradutora. Formada em Literatura Italiana e Linguística pela Universidade de Roma La Sapienza, é doutora em Filologia e Linguística Românica pela Universidade de Macerata e pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Concluiu na USP um projeto de pós-doutorado sobre literatura italiana e judaísmo, e atualmente é pós-doutoranda na UFPR, pesquisando poesia italiana e tradução.
EXPOSIÇÃO EM ARTES VISUAIS – DA CONCEPÇÃO À REALIZAÇÃO
- Coordenação: Sandra Tucci e Heloise Leite
- Datas e horário: 21, 23, 28, 30/11 e 5/12, das 10h às 12h
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: artistas e produtores culturais
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/7oumGWWpg7fyTkiV6
A oficina propõe a elaboração de um projeto de exposição em artes visuais (pintura, fotografia, gravura, desenho etc.) desde o início da pesquisa (conceituação, tema, curadoria, expografia, montagem e divulgação) até os requisitos para inscrição em editais, custos, produção e orçamentos.
Heloisa Leite é gestora e produtora cultural atuando no circuito cultural desde 2012. Graduada em Eventos, dedica-se a gestão, produção e fomento de eventos culturais. Entre os projetos recentes, destacam-se as exposições Memórias da Resistência, realizada em quatro Museus da Cidade de São Paulo; Farsa, no Sesc Pompéia, À Nordeste no Sesc 24 de Maio, as 4 edições da Bienal Naïfs do Brasil (Sesc Piracicaba); e Lugares da Memória do Memorial da Resistência (equipamentos municipais nas cidades de Ribeirão Preto, Guarujá e Salto / SP).
Sandra Tucci é artista visual. Atua como curadora e professora. Possui especialização em Gestão de Museus pela Universidade Candido Mendes/Expomus São Paulo e mestrado em Comunicação e Artes – Poéticas Visuais – pela USP / ECA. Professora dos cursos de Pós-Graduação Gestão Cultural e Fotografia como Arte Contemporânea e Design Gráfico.
OFICINA: FONTES DE FINANCIAMENTO PARA O MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
- Coordenação: Eva Laurenti e Nando Dias Gomes
- Datas e horário: 22, 24, 27 e 29/11 – 10h às 12h
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Jovens e adultos, com ênfase em produtores audiovisuais iniciantes, pesquisadores, profissionais de marketing cultural e interessados no setor audiovisual brasileiro.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/asaC39XAEdWJZ31g7
Esta oficina tem o objetivo de apresentar a estrutura do fomento ao audiovisual no Brasil, no que se refere às ferramentas de financiamento direto e indireto, para os mais variados formatos de obras audiovisuais, englobando tanto as fontes de financiamento públicas quanto privadas.
Eva Laurenti tem mais de duas décadas de experiência no setor cultural e atua com ênfase no mercado audiovisual, nas etapas de desenvolvimento, elaboração e planejamento financeiro de projetos culturais. Iniciou a carreira no ambiente público, tendo passado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. No mercado de radiodifusão, foi Coordenadora do Departamento de Coprodução e Políticas Públicas da TV Cultura. Hoje é consultora de inúmeras empresas produtoras cinematográficas e é docente de cursos de pós-graduação e graduação do SENAC e FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.
Nando Dias Gomes é Produtor, Montador, Cineasta e Roteirista. Premiado no Latino Native American Film Festival em 2022 (Honorable Mention), e no Los Angeles Movie Awards, Hollywood, CA em 2011 (Best Edit). Indicado ao prêmio de melhor montagem no Festival Internacional de Cinema de Barcelona. Foi Diretor de Pós-produção da RGB Entertainment, trabalhando para canais como Disney Channel e BAND. É graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPE. Diretor da série documental “Mulheres e Homens da Terra”, exibido pelo canal Terraviva do Grupo BAND de televisão. Diretor do documentário “Paralelo 14, Filhos do Sol”, exibido pelo canal Cine BrasilTV. Idealizador, Produtor e Diretor do documentário “Quando Ouvi a Voz da Terra”, que conta a história de Carmen Perez e o bem estar animal. Montador de filmes para o cinema e TV, sendo a sua última montagem o Documentário Brasil Novo, Conflitos do Desenvolvimento exibido este ano no Canal Rural e no canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.
OFICINA: LITERATURA DE CORDEL
- Coordenação: Gleiton Silva (Poeta Capim Santo)
- Datas e horário: 7, 9 e 14/11 – 18h30 às 20h30
- 20 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em geral a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/FP8aQ9va9xp1pcEA7
A oficina tem o intuito de proporcionar uma vivência de literatura de cordel em formato on-line, referências e estruturas para construção da poesia rimada. Do cordel escrito à poesia falada para fazer rima com a vida das palavras, a literatura que eleva e estimula a criatividade são os motes para a atividade em questão.
Gleiton Silva é arte educador cearense, negro, poeta e artista de rua. Trabalha com artes cênicas desde 2009, participou de grupos de teatro, dança e cultura popular. Fundador do grupo Teruá de teatro e do movimento Sabacu. Promove pesquisa em teatro brincante em assentamentos de reforma agrária. Em 2022 publicou seu primeiro livro em formato de cordel – educação como prática libertadora (editora caminhar) na Bienal Internacional do livro do Ceará.
ARTE E ENSINO NO BRASIL – PASSADO, PRESENTE E FUTURO
- Coordenadora: Christina Rizzi
- Datas e horário:9/11 – 18h30 às 20h30
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Alunos que cursam graduação e pós-graduação em Arte e interessados em geral.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/kn56yraqqsWnged77
A atividade estimulará uma reflexão sobre o que já foi feito e vivido na área em que escolheram ou pensam dedicar-se visando subsidiar escolhas e subsidiar caminhos consistentes e correntes.
Christina Rizzi é arte-educadora, aposentada, atua no Programa de Professor Sênior da Universidade de São Paulo, no Departamento de Artes Plásticas, da Escola de Comunicações e Artes, como professora na graduação e na pós-graduação. Foi docente no Museu de Arqueologia e Etnologia e vice-diretora do Museu de Ciências, ambos da USP. Atualmente faz parte do Conselho da Organização Paulista de Arte-Educação, OPAE.
ARTE E ENSINO NO BRASIL – O PROCESSO DE CRIAÇÃO NA ARTE, NA EDUCAÇÃO E NA VIDA
- Coordenação: Lucimar Bello Pereira Frange
- Datas e horário: 7/11 – 18h30 às 20h30
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Alunos que cursam graduação e pós-graduação em Arte e interessados em geral.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/iCNDqyMoSch4Ey4j8
A palestra estimulará uma reflexão questionadora, poética e propositora sobre a arte e seu ensino, relacionando-a com as bases conceituais sobre arte-educação. Serão apresentadas abordagens contemporâneas no ensino da arte enfatizando o processo de criação na arte, na educação e na vida e a arte como experiência, atrelando a imaginação, o simbólico e o criativo.
Lucimar Bello P. Frange é arte educadora, artista visual (desenhos, instalações, vídeos, performances, livros de artista) e escritora. Exposições individuais e coletivas em diversos países. Pós Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC-SP. Pós Doutora no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP. Mestre e Doutora em Arte Educação pela ECA-USP. Profa. Titular Aposentada UFU-MG. Membro da FAEB e da ANPAP. Participante do Grupo de Pesquisa MAMETO/EBA-UFBA e Do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais – Sem Nome (por enquanto), na Casa Contemporânea, São Paulo.
ÁLBUM DE FAMÍLIA: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E FABULAÇÕES
- Coordenação: Renata Cavalcante de Oliveira
- Datas e horário: 6, 8, 10 e 13/11 – 10h às 12h
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em geral acima de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/TMjPn1xcCCqwP8MP9
O objetivo é que cada participante desenvolva sua própria poética e pesquisa artística, baseada nas histórias de suas famílias, experiências pessoais e referências compartilhadas. Ao final da oficina, os participantes terão ampliado sua compreensão sobre a relação entre fotografia, memória e arte, e estarão preparados para criar obras únicas e significativas inspiradas em suas próprias narrativas familiares.
Pesquisadora das artes e realizadora audiovisual, atuou em colaboração com diversos projetos de cinema e educação, exercendo funções como produtora audiovisual e professora de artes e cultura. Possui o título de Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, concluiu o Curso de Realização em Audiovisual (curso de extensão) oferecido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Atualmente, se dedica à escrita de projetos culturais, produção cultural, docência e pesquisa.
OFICINA DE PRODUÇÃO DE EVENTO CULTURAL NA RUA
- Coordenação: Pedro Oliveira
- Datas e horário: 27 e 29/11, 4 e 6/12 – 18h30 às 20h30
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em geral acima de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/ynpcYDBGhnp2kRby5
Quem nunca pensou em formar um grupo para realizar atividade cultural no bairro? Animar o lugar em que vive com ações artísticas em espaços públicos como praça, escola, rua etc e identificar parceiros para reunir condições é cidadania ativa. A oficina tem o intuito de estimular e fortalecer articuladores culturais para fomentar eventos artísticos no bairro de forma animada, criativa e capaz de agregar talentos e públicos, por meio da formação transmitida via roda de conversa e exposição de pontos chaves.
Pedro Oliveira é sociólogo, foi coordenador de núcleo cultural CEU (Centro Educacional Unificado) na cidade de São Paulo por 4 anos; Educador no Programa Jovens Urbanos pelo Itaú cultural e membro do coletivo de audiovisual na periferia da zona leste da cidade de São Paulo chamado Cine Campinho, desde do início 2007 até o presente momento, realizando um evento cultural com exibição de filmes/documentários e apresentações artísticas (música, teatro, dança e poesia) em um campo de futebol de várzea, espaço público no bairro.
OFICINA: PRESTAÇÃO DE CONTAS
- Coordenação: Nádia Mangolini
- Datas e horário:
- Turma A: 6, 7, 13 e 14/11 – das 14h às 16h
- Turma B: 22, 24, 27 e 29/11 – 14h às 16h
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição:
- TURMA A: https://forms.gle/NRxHYPmrRKzvnNax9
- TURMA B: https://forms.gle/vogb7KFdBL65Gkc2A
A prestação de contas é um item que deve ser pensando e organizado desde a elaboração do projeto, passando por toda a execução até a sua entrega final ao órgão fomentador. Com foco na organização financeira do projeto e na prestação de contas, essa oficina é voltada para agentes culturais de diversas áreas, e dará dicas e ferramentas práticas para auxiliar nesta etapa do trabalho, com uma visão ampla que acaba por jogar luz a todas as etapas de um projeto cultural.
Nádia Mangolini trabalha com produção audiovisual há 19 anos. Atuou em diversos longas, curtas-metragens e séries de TV. Nos últimos anos focou sua carreira para o desenvolvimento de projetos de animação, como roteirista, produtora executiva e coordenadora de produção. Possui ampla experiência na montagem de equipes para projetos variados de animação, desde a pré-produção até a finalização. Atualmente tem se dedicado a projetos autorais de animações e documentários.
SARAU “PALAVREAR”
- Coordenação: Caroline Maciel Pereira
- Datas e horário: 23/11 – 18h30 às 20h30
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em geral acima de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/YnjHV25iP4213cMa8
Vamos cultivar o autocuidado por meio da arte, expressar nossa voz! A escritora Caroline Maciel Pereira irá declamar poemas do seu livro “Celebre a poesia que existe em você”, comentar um pouco sobre a poesia falada, apresentar outros poetas contemporâneos que abordam a oralidade e incentivar os participantes da atividade a recitarem seus textos também. Quem não for escritor e quiser participar, pode trazer um texto que esteja dentro da proposta e dar os créditos ao autor.
Caroline Maciel Pereira é poeta, jornalista e empreendedora artística. Declama poemas autorais desde os 14 anos, participando de saraus. Autora do livro “Celebre a poesia que existe em você”, lançado em agosto de 2022 pela Editora Skoobooks. Seus textos são um convite ao autocuidado por meio da poesia, porque ela acredita que a arte pode ser uma ferramenta terapêutica. Seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo) abordou o tema da poesia falada, trabalho indicado ao prêmio Expocom 2018.
OFICINA DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA – CINEFANTASY
- Coordenação: Bruno Carmelo
- Datas e horário: 14, 16, 17, 21 e 22/11 – 18h30 às 20h30
- 20 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo:
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/afDC5AB8SWGtFxjx7
A oficina propõe incentivar a produção de críticas de cinema a partir dos curtas metragens selecionados para a Mostra Horror do Cinefantasy 2023 com a publicação, em página interna ao site do festival Cinefantasy, pelo menos duas críticas completas de cada aluno, fomentando a reflexão acerca da produção audiovisual fantástica. Em cada encontro, haverá uma primeira hora de exposição teórica, com exemplos e propostas de estrutura e análise em curta metragem, e na segunda hora, a discussão sobre os curtas escolhidos por cada aluno. No intervalo entre encontros, será solicitado aos participantes que desenvolvam seus textos e enviem por e-mail, para serem retrabalhados e aprimorados ao longo da oficina.
Bruno Carmelo é Editor e Crítico de cinema desde 2004, com passagens por veículos de comunicação e revistas culturais nacionais e internacionais – Papo de Cinema, AdoroCinema, NISI MASA, Revista Universitária do Audiovisual e Le Monde Diplomatique Brasil. Mestre em teoria de cinema nas áreas de estudos cognitivos e de recepção, e professor de cursos de Crítica de cinema, Cinema Queer, Cinema de Pedro Almodóvar e Introdução à análise da imagem. Editor do site Meio Amargo: meioamargo.com.
HÍBRIDA AÇÃO – OFICINA DE INICIAÇÃO AO VIDEODANÇA
- Coordenação: Tatiane Justel e Carlos Oliveira
- Datas e horários: 1, 8, 22 e 29/11 – 14h às 16h
- 20 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público alvo: bailarinos, coreógrafos, atores, performers, videomakers, videoartistas, cineastas, fotógrafos, cinegrafistas, editores de vídeo, estudantes e demais interessados a partir de 18 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/eRYvZZEF1dK3Hv77A
A atividade oferecerá aos participantes uma introdução à videodança, apresentando seus conceitos como linguagem híbrida da dança com o audiovisual, suas vertentes e possibilidades de experimentação. Os encontros terão aulas teóricas e desenvolvimento de projetos de livre criação pelos participantes.
Carlos Oliveira é cineasta, videomaker e produtor cultural. Formado em vídeo pelo Senac, atuou em produtoras de vídeo e emissoras de TV. Foi professor do curso de cinema do Centro Europeu Santos e Membro do Conselho de Cultura de Santos. Dirigiu e produziu oito curtas metragens, entre documentários, ficções e videodanças.
Tatiana Justel é bailarina pela Escola de Bailado Municipal de Santos, ex-integrante do Grupo Dança de Rua do Brasil e professora de Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos, com especialização em Dança e Pilates. Foi professora e programadora das Oficinas Culturais. Atuou em vários espetáculos e videodanças como criadora, coreógrafa e performer.
OFICINA: CAPTAR É PRECISO – COMO GARANTIR RECURSOS PARA O MEU PROJETO
- Coordenação: Vitor Souza
- Datas e horário: 28 e 30/11, 5 e 7/12 – 18h30 às 20h30
- 20 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo:
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/QM7oRjE96nzMMq8BA
Oficina de elaboração de um plano de captação para a viabilização de projetos culturais, sejam eles pontuais ou permanentes, apresentando as diversas fontes de financiamento à cultura e os caminhos necessários para viabilizar suas atividades de forma contínua, ainda que não tenha tido nenhum tipo de financiamento anterior.
Vitor Souza é ex-secretário de Cultura Guarulhos – SP com passagem em diversas frentes da produção cultural como gestão de equipamentos culturais (Teatros Denoy de Oliveira e Arthur Azevedo), produção de eventos culturais na Cinemateca Brasileira, assessoria para projetos culturais no Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, Diretor de programação DEC – SMC/SP, além de ser responsável pela seleção e gestão de projetos patrocinados de grandes empresas do país.
PALESTRA: DISTRIBUIÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CURTAS-METRAGENS
- Coordenação: Diego “Edu” Fernandes
- Datas e horário: 6/11 – 18h30 às 21h30
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Realizadores audiovisuais e produtores de outras linguagens artísticas.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/iVXV688dczzAVXkSA
Esta palestra busca apresentar iniciativas simples de divulgação de curtas, levando os realizadores a terem acesso ao raciocínio que guia decisões editoriais em redações, o que leva certos títulos a serem mais evidenciados pela imprensa. A cultura cinematográfica brasileira apresenta uma grave lacuna na área de divulgação de produtos audiovisuais. No universo do curta, essa questão é ainda mais severa. Os espectadores da palestra irão conhecer iniciativas simples e de baixo custo para que seu curta se destaque.
Diego “Edu” Fernandes é curador do Cine PE (Recife) desde 2018 e do circuito Cine
Materna (todo território nacional) desde 2016, com experiência curatorial em festivais realizados na Paraíba e Tocantins. Atua como roteirista de vídeos voltados para educação, trabalhando juntamente de grandes editoras de materiais didáticos, além da mediação de debates em eventos audiovisuais. Escreveu textos de cinema para diversos sites, como UOL e Revista Preview. Atualmente é colunista no portal Viuu.
Palestra: DESMISTIFICANDO A LIBRAS
- Coordenação: Elaine Sampaio
- Datas e horário: 13/11 – segunda-feira – 18h30 às 21h30
- 20 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: público ouvinte, a partir de 16 anos. Não é necessário saber se comunicar em Libras
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/taj9ypnRA1N9D8rJ6
A atividade será composta de aula expositiva e bate-papo com os inscritos. Serão abordadas as questões que mais geram dúvidas sobre a Libras, como, por exemplo, se é universal, se Libras é mímica, se possui estrutura própria, se deriva da língua oral, se a Libras se resume ao alfabeto manual, se possui grafia própria, etc.
Elaine Sampaio trabalha há 15 anos promovendo acessibilidade em Libras em shows, teatro, visitas guiadas, oficinas e demais atividades artísticas e culturais. Graduada em Medicina Veterinária (UNESP), Licenciada em Química (Faculdade Oswaldo Cruz), Pós-graduada em Libras pela Uninove, Pós Graduanda em Dança Contemporânea pela faculdade Unyleya, possui proficiência em Libras para Ensino Superior e DRT de dança.
DEZEMBRO
ENCONTRO LÍRICO: ÓPERA PAGLIACCI, DE RUGGERO LEONCAVALLO
- Coordenação: Sergio Casoy
- Datas e horário: 7/12 – 18h30 às 20h30
- 35 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Interessados em ópera.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/vyUub94tTJ79NGZ16
Obra fundamental do verismo – o realismo italiano no palco de ópera -, PAGLIACCI, criada em 1892 por Ruggero Leoncavallo, estabelece definitivamente os novos parâmetros de composição e de execução dessa nova escola, de temática sempre crua e violenta, na qual os personagens são pessoas simples e por vezes mesquinhas, oriundas das classes populares, que se debatem ao sabor das fortes paixões elementares que agitam os seres humanos, como o ódio, o desejo e o ciúme.
Nos “Encontros Líricos”, o professor e pesquisador Sergio Casoy discorre sobre as origens e detalhes que envolvem a criação de determinadas óperas, ilustradas por imagens e vídeos de trechos significativos retirados de várias produções, para que os participantes possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar as várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer.
Sergio Casoy é professor e pesquisador de música lírica, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.
FOTOGRAFIA DIGITAL PARA A MELHOR IDADE
- Coordenação: Bruna Grassi
- Datas e horário: 1, 4, 6 e 8/12 – das 14h às 16h
- 25 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: a partir de 16 anos, porém curso dedicado à Melhor Idade 60+
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/Dn3w6qCK6d91S87H6
Atividade dedicada à melhor idade e a todos que querem aprender a fotografar com os seus celulares ou câmeras fotográficas compactas ou DSLR e que possuem alguma dificuldade com a linguagem tecnológica de câmeras ou celulares. Com metodologia mista e didática interativa detalhada, é apresentado um passo a passo ao universo da fotografia digital utilizando qualquer equipamento fotográfico digital. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia e redes sociais.
Bruna Grassi é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP, Mestre em Comunicação e Jornalismo, especialista em Teorias da Imagem. Criadora da Marca e Projeto @FineArtBrazil. Especialista em Fotografia FineArt/pigmentos minerais, desenvolve investigação e trabalhos nas áreas Estudos Fotográficos – técnicas e teorias; Fine Art, LifeStyle, Retratos e Restauração; Ética e Comunicação; A Filosofia da Imagem; A Fotografia na Comunicação; Construções de Imagens de Atores Políticos; A fotografia e os impactos sociais e culturais na Internet; Cyber-ativismo e novos métodos para pesquisa online em imagem, fotojornalismo e comunicação política. Obras Premiadas e Expostas em diversos Países como Brasil, Inglaterra, França, Itália, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.
O PROCESSO CRIATIVO DE CONSUELO DE PAULA
- Coordenação: Consuelo de Paula
- Datas e horário: 6/12 – 18h30 às 20h30
- 30 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: artistas, produtores e técnicos da área da música e interessados na canção popular brasileira
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/vScziWe2R5JW9mS99
Neste bate-papo, a artista fala sobre o seu processo de criação artística como intérprete e como compositora independente: estética musical na composição, caminhos e escolhas criativas para o trabalho de interpretação, escolha de repertório, roteiro e relação com a poesia. Será comentada, também, a relação com a tradição popular, as festas e ritmos de congado presentes na obra da artista mineira – ritmos, tempos, jeito de corpo, de respiração, modo de tocar o tambor, as caixas, que em todos os meus trabalhos são reelaborados em linguagem contemporânea própria.
Consuelo de Paula é cantora, compositora, poeta, diretora artística e produtora musical. Como cantora, já se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo, Auditório Ibirapuera e no maior teatro da América Latina – Gran Rex, Buenos Aires – e seu trabalho foi destaque na capa do Guia Brazilian Music (publicado no Japão por Massato Asso) que elegeu os 100 melhores álbuns da música brasileira. Como compositora, já foi gravada por nomes como Maria Bethânia (“Sete Trovas”, no CD Encanteria e DVD Amor, Festa e Devoção), Alaíde Costa (“Bem-me-quer”, no CD Porcelana com Gonzaga Leal) e vários artistas da nova geração. Lançou seis CDs e o DVD “Negra”, gravado ao vivo no Teatro Polytheama de Jundiaí, com direção de Elias Andreato.
PALESTRA: LITERATURA AFROFUTURISTA
- Coordenação: Israel Neto (Mano Reu)
- Datas e horário: 29/11 – 18h30 às 20h30
- 50 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Autores e leitores interessados em afrofutrismo e literatura negra.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/WKBiQGRjLtbaDDiS9
Nesta palestra serão apresentadas obras afrofuturistas publicadas no Brasil desde 2016. Além disso, será proposta uma discussão dos conceitos estéticos e filosóficos do movimento que têm a cada dia se difundindo, propondo um olhar para o passado ancestral africano e afro-brasileiro, pensando um futuro positivo e de transformação para as comunidades negras. O encontro tem como objetivo apresentar a literatura afrofuturista, seus princípios e formas e como em cada obra até aqui publicada e seus autores e autoras vem desenhando o movimento em terras brasileiras.
Israel Neto é escritor e editor. Participou de diversas antologias literárias da literatura periférica e negra entre 2009 a 2015. Autor dos Livros Amor Banto em Terras Brasileiras, Os Planos Secretos do Regime, Ancestral e Não Podemos Esperar. Recebeu os prêmios Jovem Brasileiro, 2011, Funarte Hip Hop em 2014 e prêmio Odisseia de literatura fantástica, 2021. Tem desde 2018 fomentado a cena de literatura negra afrofuturista, em sua produção literária e na publicação de outras autoras e autores.
POESIA NO CORPO: CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA MULHERES
- Coordenação: Carina Castro
- Datas e horário: 28 e 30/11, 5 e 7/12 – das 18h30 às 20h30
- 15 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino a partir de 16 anos
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/bTYLNhxtBdZZtxzX6
Esta oficina é voltada para todas as pessoas que se identificam como mulheres. A proposta é trabalhar a escrita literária, tendo em vista as subjetividades-narrativas femininas, com o objetivo de estabelecer um espaço de livre criação que permita desde a elaboração de poemas – e outras formas de expressão literária – visando transformá-las em voz falada.
Carina Castro é poeta, artista, educadora, bacharela em Letras formada pela USP, mas atualmente livre pesquisadora – das oralituras feitas por mulheres amefricanas e narrativas das infâncias. É autora dos livros de poesia Caravana (Ed. Patuá, 2013), Delicadeza bruta (Ed.Penalux, 2020) e Goma (Ed. Feminas/Selo Dandaras, 2022) e de um disco de poesia homônimo que acompanha a obra. Tem textos publicados também em fanzines, revistas de poesia e antologias diversas, entre elas É agora como nunca (Cia das Letras, 2017) e Poetas Negras Brasileiras (Editora de Cultura/Ferina).
OFICINA DE PANDEIRO – PRÁTICAS NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA
- Coordenação: Beto Oliveira
- Datas e horários: 4, 5, 6 e 7/12 – das 14h às 16h.
- 35 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Aberta a todos os interessados nessa prática, bem como iniciantes ao estudo dos instrumentos de percussão afro-brasileiros.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/DXT6pTQeoUQtG49P9
A oficina traz de maneira prática e objetiva a utilização e valorização desse instrumento que representa grandiosamente a cultura popular percussiva brasileira. Presente em diversas manifestações culturais do país, serão abordados os ritmos mais populares e a pesquisa e exploração desse fabuloso instrumento.
Beto Oliveira é músico e percussionista há mais de 20 anos. Em 2003, ingressou na ULM (Universidade Livre de Música), na qual frequentou aulas de percussão popular com o professor Miltinho Brito (sexteto do Jô). Em 2005, inicia sua jornada de estudos de bateria com o baterista Aquiles Priester (Banda Angra). Organizou em GUINÉ BISSAU em 2009, a “1º Semana da Música Brasileira” com formação em tambores e ritmos do Brasil para o grupo cultural “Netos de Bandim”. Esse intercâmbio gerou o documentário chamado “Guiné Bissau – Nação Irmã”. E em 2013, realizou novamente a 5ª Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau, juntamente com os educadores Ramon Saciloto, Dóris Monteiro e Priscila Claudino.
Em 2015, esteve em em temporada na cidade de Pompano Beach (região de Miami), nos Estados Unidos e integrou a bateria da Escola de Samba Unidos de Miami, foi baterista da Banda de Rock Clássico Airkustic 5. Em 2017 e 2018, realizou as 6ª e 7ª Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau. Atualmente é educador das Oficinas Culturais Municipais do município de Araraquara.
OFICINA PRÁTICAS DE CRIATIVIDADE EM UM ESPAÇO DE AUTONOMIA
- Coordenação: Kéroly Gritti
- Datas e horário: 4, 6 e 8/12 – das 10h às 12h
- 20 vagas
- Inscrições: 9/10 até o preenchimento das vagas
- Público-alvo: Educadoras, educadores e demais interessados, a partir de 16 anos.
- Plataforma: Zoom
- Link para formulário de inscrição: https://forms.gle/4thsEYBvPRcpuEbn7
O workshop propõe uma vivência para educadores sobre autonomia e criatividade buscando refletir sobre essas ferramentas e suas possibilidades na atuação escolar. Os participantes são convidados a refletir sobre processos pedagógicos, desafios e potências de seu trabalho na sala de aula, a partir de uma série de ações, compostas por práticas teatrais e rodas de reflexão.
Kéroly Gritti é artista e gestora cultural, formada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Como gestora coordenou os editais Fomento ao Circo; e Redes e Ruas – Edital de inclusão, cidadania e cultura digital; da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Também coordenou o Núcleo de Fomento ao Teatro, responsável pelos editais de Fomento ao Teatro e Prêmio Zé Renato. Foi técnica de programação das Oficinas Culturais. Atuou e dirigiu espetáculos com a Cia Uma das Três, Núcleo Ausência em Cena e trabalhos solos. Atualmente coordena projetos sociais de formação pelo Instituto Aromeiazero.
Compartilhe esta notícia: