Salto participa da Oficina de Regionalização da Saúde em Sorocaba

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Secretaria de Saúde de Salto foi representada pela Chefe de Gabinete, Cristiana Azevedo, na Oficina de Regionalização da Saúde, evento que aconteceu em Sorocaba com a participação dos 48 municípios que pertencem a DRS Sorocaba e contou com a participação do Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

Regionalização da Saúde

O programa de Regionalização da Saúde prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde. O objetivo é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, fazer as filas andarem, reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento e ampliar a oferta de serviços.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

Durante o encontro, Eleuses Paiva, destacou também o papel da nova Tabela SUS Paulista, que vai pagar valores complementares a diversos prestadores a partir de 2024.