A Secretaria de Saúde, em conjunto com a rede RAPS (Rede de Atenção Psicossocial – CAPS II, CAPS IJ e CAPS AD), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde do município e Hospital Municipal, estão realizando durante o mês de setembro uma programação especial em alusão ao “Setembro Amarelo” – uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que é trabalhada mundialmente.
Desde o início do mês, pacientes, familiares e colaboradores que frequentam as unidades de saúde, passam pelas orientações e acolhimento sobre o tema, no período da manhã e da tarde. O tema “setembro amarelo” está sendo trabalhado por profissionais psicólogos, psiquiatra, terapeutas e equipe de enfermagem da Rede Municipal de Saúde. Algumas ações já foram realizadas em unidades como Clínica São Gabriel, Clínica Moutonnée, Clínica Saltense, CAPS IJ – Infanto Juvenil e Hospital Municipal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Dados da OMS também apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito.
Os pacientes que necessitarem de ajuda para a saúde mental, poderão se direcionar para Unidades Básicas de Saúde e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para acolhimento. Todos os endereços podem ser consultados neste link. Além disso, o Governo Federal disponibiliza o contato do Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita) para orientações.