Saúde realiza Atualização do Protocolo de Pré-natal da Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Gestores da Saúde, realizou na última terça-feira (5), na sala Paulo Freire, em dois períodos, às 9h e às 14h, a Atualização do Protocolo de Pré-natal da Atenção Primária à Saúde, com participação dos médicos de Ginecologia e Estratégia Saúde da Família, Enfermeiros, Gerentes das Unidades, Diretores e Coordenadores de Saúde e Farmacêuticos.

O protocolo foi revisado e atualizado com a finalidade de qualificar a assistência, ampliar o acesso de qualidade e implementar a autonomia dos profissionais. O protocolo passa a ser validado a partir de setembro de 2023 para as 9 unidades de Saúde, 1 Ambulatório de Pré-Natal de alto risco – Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISM) e Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat.

A elaboração e a revisão do protocolo foram realizadas pelas equipes de gestores. Sendo: Enfº Elen de Camargo, Enf° Franciele de Oliveira Kaizer da Silva, Enfº Maria Carolina Castedo, Enf° Lidiane Coleoni, Cirurgiã-Dentista Carla Vendramini Mariano, Farmacêutica Milena Bellon Moreli e Aprovado por Enf° Leila Lobo de Oliveira – Gestora de Atenção Básica e Marcio Conrado, Secretário de Saúde de Salto.

Durante a apresentação do novo protocolo, os temas abordados foram: Fluxo de diagnóstico de gravidez; Atribuições dos profissionais; 1ª consulta; exames; Prescrição medicamentosa; Acesso aos medicamentos; Preenchimento do LME (Laudo Autorização Medicamento); relatório enoxoparina;  toxoplasmose na gestação; cultura específica Estreptococo do grupo B; cardiotocografia; Frequência das Consultas; odontologia; Abordagem multidisciplinar (Nutricional, Assistência social, Fonoaudiologia, Psicologia, Odontologia, Agentes comunitários de saúde, farmacêutico); busca ativa das gestantes; Pré-natal do parceiro; Parto/nascimento/puerpério e Lançamento e-sus.

Para a Gestora da Atenção Básica, Leila Lobo de Oliveira,  o protocolo tem a função de “orientar os profissionais da saúde e indicar as diretrizes a fim de promover e prevenir a saúde das gestantes em ações como o diagnóstico e o tratamento de problemas que possam ocorrer no período de gestação, do parto e puerpério”.

“Destaco a importância de que cada profissional assume seu compromisso neste processo e compreenda a importância do seu trabalho para garantir uma Atenção Humanizada e Saúde de qualidade para todos”, finaliza Márcio Conrado – Secretário de Saúde de Salto.