2° Feirão do Emprego e Cidadania de Salto atende cerca de 1500 pessoas

O 2° Feirão do Emprego e Cidadania de Salto, realizado nos dias 24 e 25 de julho, no CEUNSP, atendeu cerca de 1500 pessoas em busca de emprego, além daqueles que estiveram presentes à procura de cursos de capacitação profissional, workshops, atualização de currículo e EJA. O evento foi realizado pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação (SDETTI).

Essas cerca de 1500 pessoas são as que assinaram o termo de consentimento conforme dispõe a Lei Federal 13.709/18, que trata do uso e proteção de dados pessoais. Foram 653 termos de consentimento assinados no primeiro dia e 831 no segundo. Somente assinaram o termo as pessoas que procuravam oportunidade de emprego, não considerando aquelas que foram em busca de capacitação profissional.

Com vistas a oferecer não somente vagas de trabalho, mas também promover qualificação profissional, estimular o empreendedorismo, melhorar a qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social e viabilizar o acesso democrático ao mercado de trabalho, o Feirão contou com vagas afirmativas, jovem aprendiz, imigração, PCD, mulheres, dentre outras.

Foram disponibilizadas vagas para os setores da construção civil, de serviços, comércio, indústria, mercado de automação, agronegócio, entre outros, com a participação de diferentes agências, como W.Visage, Proficenter, Ser.com, Working e do Itemm – Instituto Técnico Educacional Miriam Menchini – Patrocinadora.

Segundo o vice-prefeito e Secretário da SDETTI, Edemilson Santos, “esse tipo de evento une o poder público com empresas, centros universitários, associações de classes, segmentos, agências de empregos e empresas, todos em sintonia com bom relacionamento e cada um oferecendo aquilo que vai somar na vida de quem está desempregado”.

Os visitantes tiveram acesso também à pré-inscrição de cursos gratuitos de capacitação e valorização profissional, com participação em cursos técnicos oferecidos pelas entidades e associações presentes, como SENAI – SEBRAE – SENAC – SENAR – IFSP – ITEEM – CEMUS EJA – Ensino Técnico Contabilidade e CEUNSP.

“Nas visitas feitas em empresas, comércios, indústrias, e o diálogo com os representantes, ouviu-se muito sobre a carência de mão de obra capacitada, por isso, o foco está voltado para atender essa demanda através de parcerias que vem dando certo. Já formaram-se várias turmas em cursos profissionalizantes gratuitos, cujo público já está empregado em sua maioria após esse interesse na qualificação. A ideia é formar mais pessoas nos próximos meses”, disse o vice-prefeito e Secretário da SDETTI, Edemilson Santos.

O evento contou com o apoio do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto – ACIAS e Associação das Indústrias de Salto – ASSISA.

Estiveram presentes o Prefeito Laerte Sonsin Jr; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Edemilson Santos; o presidente da Câmara Municipal de Salto, Edival Pereira Rosa; o Desembargador do Trabalho da 15ª Região, João Batista Martins César; a Coordenadora Estratégica do Governo Estadual, Victoria Santos; a vereadora de Capivari, Sele Rosada; além dos vereadores de Salto, Fábio Jorge Rodrigues e Gideon Tavares.

Apoio da Saúde

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salto participou do 2º Feirão de Emprego e Cidadania disponibilizando uma equipe para avaliações odontológicas para todos que passaram pelo espaço, bem como aferição de pressão e testes de glicemia.

Estiveram presentes a equipe de odontologia do CEO – Centro Especializados de Odontologia, Dr. Santiago Rodrigues Baptista, Dr. Rogério Alves Barbosa e as Auxiliares de Saúde Bucal Valdete Guedes Alves Leite e Nádia Libertina de Oliveira dos Santos, bem como a Chefe de Gabinete Cristiana Azevedo e a Diretora de Departamento, Cristiane Maiante.

Mais fotos disponíveis no Facebook da Prefeitura. Acesse neste link!