Salto recebe três profissionais do “Programa Mais Médicos” e aguarda chegada de outros dois

A Prefeitura de Salto, através da Secretaria de Saúde, recebeu três novos médicos do “Programa Mais Médicos para o Brasil” do Governo Federal. Os novos profissionais são médicos da família e já estão atuando nas Clínica Cecap, Clínica Moutonnée e Clínica Santa Cruz.

São eles: Dr. Cesar Felipe de Oliveira Sparapan, nascido em Iguaraçu – PR, Dr. Alvimar Batista da Silva Filho, nascido em Rio Branco – AC e Dr. Cesar Augusto Gorrão, nascido em Assis – SP. A Gestora da Atenção Básica, Leila Lobo, esteve presente no encontro recepcionando os novos profissionais e informou que a carga horária neste ciclo será de 44h/semanais, de segunda à sexta-feira.

Segundo o Secretário de Saúde Márcio Conrado, a previsão é que mais dois médicos integrem a equipe em breve. “Nós temos direito a 5 vagas, no total, para início imediato, através do “Programa Mais Médicos para o Brasil” e estamos felizes em receber estes três profissionais, que com certeza atenderão nossa população com muito carinho”.

O Prefeito Laerte Sonsin Jr ressalta que “o compromisso de investimento em todos os setores da Saúde vem sendo cumprido. São mais médicos para atender a população, mais exames, renovação da frota da Saúde, entrega do novo CISM, criação do CAPS IJ, entre tantas coisas boas que estão acontecendo na Saúde”.

A solicitação da chegada dos novos profissionais ocorreu em abril, quando a Secretaria de Saúde renovou o pedido de 5 médicos ao Ministério da Saúde, vindos do Programa de Provisão de Médicos – Projeto Mais Médicos Para o Brasil, para que Salto seja contemplada com esses profissionais na assistência da Atenção Primária à Saúde.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos é uma iniciativa do Governo Federal criada em 2013 com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços de saúde, fortalecer a atenção básica, reduzir as desigualdades regionais em termos de assistência médica e promover a troca de experiências e conhecimentos entre médicos brasileiros e estrangeiros.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do Governo para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do país. Ela é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Da esq. para dir.: Leila Lobo, Gestora da Atenção Básica; Josi Miranda, Diretora de Divisão de Sistemas; Cristiana Azevedo, Chefe de Gabinete da Saúde; Secretário de Saúde Marcio Conrado, Dr. Alvimar Batista da Silva Filho, Dr. Cesar Augusto Gorrão e Dr. Cesar Felipe de Oliveira Sparapan.