Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – CAPS IJ

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, nessa sexta-feira, 30 de junho, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ). A entrega do equipamento de saúde faz parte das comemorações de aniversário de 325 anos da cidade.

O novo espaço, que fica localizado na rua Presidente Venceslau, 235 – Vila Henrique, vai atender crianças e adolescentes que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes até a faixa etária de 17 anos, 11 meses e 29 dias, incluindo aqueles com transtornos do espectro do autismo (TEA).

O prédio conta com consultórios médicos, sala de enfermagem e observação, sala multiprofissional, sala de oficinas, espaço verde, banheiros adaptados, arquivo e área administrativa. Serão prestados serviços de psiquiatria, pediatria, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e enfermagem.

Entre as autoridades presentes, estiveram o Prefeito Laerte Sonsin Jr.; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação (SDETTI); o secretário de Saúde, Marcio Conrado; e o vereador Fabio Jorge Rodrigues.

“É uma alegria entregar mais esse espaço no mês de aniversário da cidade. Estamos reconstruindo a Saúde de Salto. Não paramos por aqui. Este é apenas mais um degrau, mais um equipamento público que entregamos de forma adequada”, disse o Prefeito Laerte Sonsin Jr.

Para ter acesso aos serviços do CAPS IJ, as crianças ou adolescentes serão encaminhados diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde, ou por meio dos pais ou responsáveis legais que poderão, por livre demanda, se dirigir ao Centro, para que a equipe disciplinar responsável prossiga com o acolhimento, triagem e avaliação necessária.

Homenagens

Durante a cerimônia, foi homenageado o primeiro paciente do CAPS IJ, ainda na unidade da rua PIO XII, José Henrique Ribeiro Nunes, que na época estava com 9 anos de idade e hoje, com 14 anos, continua recebendo todos os atendimentos dos profissionais da unidade. Além disso, o Dr. Nei Magalhães, psiquiatra desde 1991 na Prefeitura de Salto, também recebeu homenagem em nome de todos os servidores envolvidos.