O Projeto “Mandalas” foi desenvolvido pela professora Nathalia Bicudo e a ADI (auxiliar de desenvolvimento infantil) Juliana Honório, em parceria com a instrutora de Yoga Michele Rosseti Gai, com os alunos do EJINHA (Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental I), da unidade escolar CEMUS I “Professor João Batista Dalla Vecchia”.
O objetivo do projeto foi estimular os alunos a desenvolverem sua criatividade, por meio das práticas de concentração que a Mandala proporciona. As técnicas utilizadas foram de pontilhismo, guiado pela instrutora de Yoga.
Mandala é uma palavra em sânscrito que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Na arte podemos ver as mandalas retratadas de várias formas, nas abóbadas das grandes catedrais europeias, nas auréolas dos santos, em pratos e porcelanas chinesas e gregas, na arte indígena e rupestre. “A Mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora”. (Carl Jung)