Prefeitura amplia atendimentos do Programa Melhor em Casa

No primeiro quadrimestre de 2023 foram 3.895 atendimentos; 1269 a mais do que no mesmo período de 2022

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou os atendimentos do Programa Melhor em Casa, com a chegada de mais enfermeiros e fonoaudióloga. O Programa tem por objetivo oferecer atenção à saúde na moradia do paciente e é caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e de reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integração à Rede de Atenção à Saúde.

Em 2023, nesse primeiro quadrimestre, de janeiro a abril, as equipes do Programa realizaram 3.895 atendimentos multiprofissionais. Ou seja, uma média de 970 por mês, sendo eles: atendimentos Médicos, Enfermagem, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeuta, Assistente Social e Fonoaudióloga. No mesmo período, em 2022, foram realizados 2.626 atendimentos multiprofissionais.

“São mais de 1.000 atendimentos multiprofissionais em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é um ganho para a população, ampliamos as especialidades dentro do programa. Hoje, somos 21 profissionais atuando diariamente no cuidado domiciliar”, ressalta a Enfermeira Coordenadora do Melhor Em Casa, Maria Carolina Castedo.

A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo, também podem ser assistidos pelo Melhor em Casa.

Como receber atendimento domiciliar

O Programa Melhor em Casa é destinado a pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável.

O acesso é feito no Hospital em que o usuário estiver internado, através de conduta médica, ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica. Os munícipes que desejar sanar as dúvidas, poderão entrar em contato através do endereço Rua Estácio de Sá, 05 – Nossa Sra. do Monte Serrat, Salto, ou através do telefone (11) 4028-1616, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.