Nesta semana, a Rede Municipal de Ensino receberam os primeiros vigilantes que atuarão dentro das escolas municipais. Até esta quinta-feira (27), já foram contempladas 18 unidades e nas próximas semanas as demais serão atendidas gradativamente.
A escolha das unidades segue uma análise estratégica, considerando aquelas de grande porte e instaladas em diferentes regiões da cidade. A implementação gradativa é necessária porque esse tipo de contratação é complexa e regulamentada por normas da Polícia Federal, exigindo, portanto, protocolo específico de implantação.
Além disso, o Botão do Pânico já foi instalado em 49 unidades que solicitaram o aplicativo, e continua sendo oferecido às demais escolas presentes no município, diariamente, por meio de visitas da GCM.
“Isso nos causa mais tranquilidade para a gente superar todo esse caos que a gente viveu nesses dias. A gente já tinha a ronda com a GCM, e agora a gente tem mais esse ganho. Mais uma vez Salto sai na frente, porque já conseguiu contratar esses vigilantes para nos auxiliar”, fala a Diretora do Cemus I, Divaleia de Fátima Mantovani Correa.
Vale lembrar que, mesmo com os vigilantes nas escolas, a Guarda permanecerá com as rondas estratégicas, por setores, para atendimento imediato quando necessário.