Salto alcança 93,8 % de cobertura vacinal da Covid

Segundo dados do Governo Estadual, divulgados no portal vacinaja.sp.gov.br, o índice de cobertura vacinal de COVID-19 no município de Salto está em 93,8%, acima da meta estipulada pelo estado de São Paulo, que é de 90%. Além disso, considerando a cobertura vacinal geral, que inclui todas as modalidades de vacinas, Salto está com 76,62%, acima da média estadual, que é de 65.86% (DataSUS/2022).

“Isso é resultado de inúmeras e permanentes ações da Prefeitura de Salto, desde o início da pandemia, por meio da Secretaria da Saúde, como os mutirões de multivacinação e a conscientização e grande adesão dos munícipes” disse o secretário municipal da Saúde, Marcio Conrado. 

A campanha de multivacinação ocorre semanalmente, aos sábados, das 8h às 15h, cada qual em uma unidade de Saúde diferente a cada edição. É realizada a atualização da Carteira de Vacinação, com todas as vacinas de rotinas, incluindo as de COVID, como a Bivalente, e a de Febre Amarela.

Qualquer munícipe, seja do posto em que ocorre a campanha naquela semana ou não, pode participar, bastando levar um documento com foto e a Carteira de Vacinação. A próxima edição será neste sábado, dia 04, na Clínica Cecap, das 8h às 15h,  na Avenida das Bandeiras, nº 74, bairro Nossa Senhora do Monte Serrat.

“É importante reforçar a importância das vacinas para a saúde da população e, com a campanha de multivacinação, o munícipe pode manter a Carteira de Vacinação atualizada”, complementa o secretário Marcio Conrado.

Além do mutirão de multivacinação nos finais de semana, os munícipes podem se vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde, das 9h às 15h, durante os dias das semana. Periodicamente, a Prefeitura também promove atendimento noturno.

A Secretaria da Saúde já trabalha para que todos os funcionários da equipe técnica de Saúde da rede básica e hospitalar participem de curso de treinamento, capacitação e atualização em sala de vacina.

Já passaram por treinamento aproximadamente 150 funcionários, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde, serviços especializados (CAPS, CISM, AEM, MEC) e também funcionários do Hospital Municipal. O curso ocorre durante todo o mês de março na sala Paulo Freire e é ministrado pela enfermeira Mônica Gisele Arruda de Oliveira, Coordenadora da Rede Frio.

 

 

Compartilhe esta notícia: