O saneamento básico é um direito da população, assegurado na Constituição Federal, e constitui-se como sendo um conjunto de serviços, estando entre eles o tratamento do esgoto.
A falta de coleta de esgoto é um problema ambiental. O esgoto não tratado contamina a água e o solo, já que escoa para os rios e mares. Também gera desequilíbrio no ecossistema, pois pode matar espécies da fauna e da flora. Além disso, pode transmitir diversas doenças parasitárias e infecciosas.
O esgoto deve ser tratado por meio de processos que tornem a água novamente própria para o uso ou para retornar ao meio ambiente, sem que ofereça riscos. Este processo passa por etapas químicas e biológicas a fim de realizar a decomposição dos resíduos.
O município de Salto conta com a Estação de Tratamento de Esgoto Santa Isabel, operada pela Conasa Sanesalto, a qual possui infraestrutura completa para o recebimento do esgoto e tratamento do efluente e, desde 2016, conta com um sistema terciário de pós-tratamento, tecnologia que permite a devolução da água do efluente tratado ao rio com aumento significativo na remoção da carga orgânica.
O tratamento do esgoto em Salto, iniciado pela Conasa Sanesalto em 2007, é referência para o país. Hoje, 98% do esgoto coletado pelo município recebe tratamento, índice que posicionou o município entre as 20 cidades do país com esta qualidade do saneamento.
As ações de divulgação da importância do tratamento de esgoto para o município fazem parte do programa de divulgação do Tratamento de Esgoto em Salto, onde notas informativas são publicadas constantemente nas mídias locais.
Compartilhe esta notícia: