Começou nessa segunda-feira (08/08), em Salto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Também teve início a Campanha de Multivacinação, que incentiva a população a atualizar a caderneta de vacina de crianças a partir do nascimento a menores de 15 anos. Nesse caso, a carteirinha de vacinação será avaliada, para início ou complementação do esquema vacinal, de acordo com a Norma Técnica de Programa de Vacinação do Estado de São Paulo.
Ao todo, 18 tipos de vacinas estão disponíveis para este público em todas as unidades básicas de saúde (UBS), das 9h às 12h e das 13h às 15h.
As vacinas disponíveis são: BCG; Hepatite B; Rotavírus; Poliomielite inativada (VIP) e Pólio oral (VOP); Pentavalente; Pneumocócia 10;
Meningocócica C e Meningo ACWY; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Varicela; Hepatite A; HPV; Dupla Adulto; DTP e DTPa e Influenza.
Profissionais de Saúde também podem receber a vacina Meningocócica C, desde que seja comprovado o vínculo empregatício na área.
A Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação acontece até 9 de setembro, com o “Dia D” marcado para 20 de agosto.
Para a vacinação devem ser apresentados Cartão SUS e/ou CPF e carteira de vacinação. No momento da vacinação, o menor de idade deve estar acompanhado por um familiar ou responsável maior de 18 anos para se vacinar.
Para o secretário municipal de Saúde, Márcio Conrado, esta é uma oportunidade de reverter a queda das coberturas vacinais, que vem ocorrendo nos últimos anos. “Vacinas são seguras, evitam adoecimento e salvam vidas. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos para vacinar, garantindo a proteção contra doenças preveníveis e consideradas, até o momento, erradicadas no país”, afirma.
Compartilhe esta notícia: