SOBRINHA BISNETA DE TARSILA DO AMARAL PARTICIPARÁ DA ABERTURA DA MOSTRA COLETIVA DE ARTE

Durante os meses de fevereiro, março e abril, os professores de Arte da Rede Municipal de Ensino desenvolveram junto aos alunos projeto em celebração aos 100 anos da Semana da Arte Moderna, que ocorreu em 1922.

O produto final desse projeto será exposto em uma grande mostra coletiva, que será aberta oficialmente nesta sexta-feira, dia 06 de maio, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Valderez Antonio Bergamo Silva”. A exposição prosseguirá até o dia 19 de maio, no horário de funcionamento da Biblioteca, com entrada franca.

A Solenidade de Abertura contará com a presença especial da sobrinha bisneta de Tarsila do Amaral, Cecília do Amaral que falará sobre a importância da pintora para o movimento modernista, além de apresentar réplicas de alguns objetos sobre a famosa artista.

Será uma noite de celebração da Arte em todas as suas linguagens: apresentação da Faces Ocultas Cia de Dança; dos professores de música do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, Célia Trettel e Gilmar de Campos; espetáculo teatral pelos alunos do CEMUS XI, coordenados pela professora Marielen Pelisan; declamação de poema pelos alunos do CEMUS V, com coordenação da Professora Maria Eduarda; e o Coral em Libras, parceria entre a Prefeitura/ASPAS, com os alunos do CEMUS X, acompanhados da professora Luciane Horschutz.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura da Estância Turística de Salto e tem como objetivo conhecer, valorizar e reproduzir o evento de 1922, com uma exposição que contém releitura de obras consagradas do modernismo brasileiro produzida pelos alunos da rede municipal de ensino e assim reforçar os quatro pilares da educação – aprender a conhecer (por meio de pesquisas e estudos), aprender a ser (valorizando a arte nacional), aprender a conviver (valorizando a arte dos colegas) e aprender a fazer (produzindo e participando de uma exposição artística).

“A ideia é que todos os estudantes da rede pública possam conhecer esse grande marco da história artística cultural que é de extrema importância para ampliar o repertório dos alunos, valorizar a arte e a cultura nacional, ao mesmo tempo que celebra o centenário desse evento tão importante” destaca a professora coordenadora da área de Arte, Débora Santhyago.

Compartilhe esta notícia: