A Prefeitura de Salto montou uma força tarefa para atender as ocorrências provocadas pelas chuvas na cidade. Desde sábado, dia 29, setores da administração se uniram para auxiliar famílias, organizar o trânsito e sanar os problemas ocorridos. Todo o trabalho tem sido acompanhado de perto pelo prefeito Laerte Sonsin e o vice-prefeito, Edemilson Santos.
A Secretaria de Ação Social já contabilizou mais de 20 famílias desabrigadas. A maioria está localizada no Jardim das Nações, nas ruas Jordânia, Tunísia e Costa Rica. Também há famílias que tiveram suas casas atingidas pela água no João Jabour, no Jardim Três Marias e na Vila Nova.
“Estamos fazendo o levantamento e cadastro dessas famílias, para saber quem são por território do CRAS. Algumas famílias, que não tem parentes que os acolham, estamos encaminhando para hotel e providenciando alimentação”, explica a secretária da Ação Social, Mércia Falcini.
A população que quiser e puder contribuir com esse momento delicado pode fazer doações de alimentos no polo de vacinação do Ginásio Municipal de Esportes (Rua Sete de Setembro, 940 – Vila Henrique).
PONTOS AFETADOS
Na manhã desta segunda-feira, dia 31, houve interdição da Rua Marechal Deodoro devido ao buraco que se abriu na margem do Rio Jundiaí, próximo ao escorregador. Na Praça Álvaro Guião precisou ser feito o desvio de uma faixa de rolamento no estacionamento do Trem Republicano.
Há também pontos de alagamento no cruzamento das ruas Campos Salles com Ademar de Barros; na Rua Henrique Viscardi, nos cruzamentos das ruas Jordânia X Rodésia e Turquia X Costa Rica e também na Avenida Eurico Gaspar Dutra com a Presidente Jânio Quadros. A Rua Argélia, no final do bairro, precisou ser interditada com cavaletes e a Rua Tunísia também registra trecho com alagamento.
RIOS CHEIOS
O Ribeirão Buru transbordou no domingo. O Rio Jundiaí subiu 6 metros até a meia noite de sábado, mas nesta segunda-feira já tinha baixado dois metros.
A vazão do Rio Tietê, que em média gira em torno de 140 metros cúbicos por segundo, aumentou cinco vezes neste final de semana, atingindo 700 metros cúbicos nesta segunda-feira.
A Secretaria de Obras está fazendo a limpeza de bocas de lobos em vários pontos da cidade.
O trabalho conjunto envolve a Secretaria de Defesa Social (Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil), Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria do Meio Ambiente.