Salto recebe espetáculo, roda de conversa e oficina virtual do PROAC

“A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé” destaca a história do Povo Terena

A Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura recebe virtualmente do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Mariza Basso Formas Animadas, no próximo dia 27 de agosto, quinta-feira, o projeto “A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé”, que foi contemplado no Edital PROAC de Circulação de Espetáculos e oferece gratuitamente uma apresentação do espetáculo que trata da história do Povo Terena, seguido de roda de conversa, com o Indígena Irineu Nje’a e 20 vagas para a oficina de confecção de objetos de cerâmica de duas horas.
A oficina será realizada das 9h às 11h pelo link https://forms.gle/UUy7EAK5aXSovwxM7
Já o espetáculo “A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé”, será apresentado às 14h, pelo link
https://forms.gle/GX3ZFRtu5N8AEWoo6

Sinopse do espetáculo

“A Dança da Ema – Kohixoti Kipaé” nasce da parceria da Cia Mariza Basso Formas Animadas com o Terena Irineu Nje’a.
Inhum e Ti’Ira da Aldeia Kopenoti contam que um Bem-te-vi descobriu seus antepassados em um brejo dentro de um buraco e com a ajuda de animais conseguiu com que eles de lá saíssem e formassem o Povo Terena.
De dentro do buraco além do bem, muitos males vieram e eles tiveram que lutar pelas suas vidas e pelas suas terras, com a ajuda de um Kochomaniti (Pajé) a Grande Ema, animal sagrado apareceu em sonho e mostrou aos guerreiros Terenas as estratégias para vencer seus inimigos.
Desde então o Povo Terena relembra suas vitórias com o Kohixoti Kipaé – A Dança da Ema e as mulheres também festejam a volta de seus guerreiros com a Dança Suputerena.
Além do Mito sobre a criação do mundo, o espetáculo retrata momentos históricos como: O Exiva, fuga para o Mato Grosso do Sul, a Guerra do Paraguai e a chegada na Aldeia kopenoti em Avaí.

Ficha técnica do projeto

Faixa etária recomendada: Público em geral acima de 10 anos
Duração: 50 minutos
Pesquisa de Campo: Aldeia Kopenoti – Avaí/SP
Concepção e Direção: Mariza Basso
Elenco, pesquisa, dramaturgia, criação dos bonecos e figurinos: Mariza Basso e Victor Deluzzi
Consultoria e Participação especial: Irineu Nje’a Cenografia: Alessandro Brandão
Sonoplastia: Mariza Basso Direção Musical: Emer Pol Iluminação e operação de luz: Thiago Neves
Operador de som: a contratar
Produção, confecção de figurinos: Marcia Basso Fotografias: Eric Schmitt Registros em vídeo: Luiz Fabiano Marquezin Programação visual: Emerson Gomes Vanderlei

Compartilhe esta notícia: