O município de Salto completa neste dia 16 de junho, 322 anos de histórias, de grandes conquistas, de desenvolvimento pleno e de muito acolhimento por parte dos saltenses e de moradores que fizeram desta cidade, seu lar. Salto é uma cidade acolhedora!
O aniversário de Salto sempre é celebrado com atividades diversas e o tradicional Ato Cívico realizado no Jardim Tropical, além de ações desenvolvidas especialmente para comemorar esta data especial e que valorizam a nossa cidade com toda a sua história e representatividade.
“São 322 anos de uma grande história, onde cada dia mais a cidade é valorizada por todos os saltenses, e pelos que vieram a vier aqui e aceitaram a cidade como sua moradia. A cidade de Salto é uma cidade acolhedora em todos os sentidos”, finalizou.
No entanto, excepcionalmente este ano, a Prefeitura de Salto não irá realizar o ato cívico e demais atividades programadas para celebrar o aniversário – conforme realizado nos anos anteriores, devido à pandemia do coronavírus.
“A Prefeitura havia programado inúmeras festividades para comemorar o aniversário da querida cidade de Salto, mas devido a pandemia, todas as celebrações foram canceladas, para dar segurança a todos. Sem dúvidas, gostaríamos de comemorar todos juntos, com o Ato Cívico e demais festividades, mas não será possível”, declarou o Chefe do Executivo, Geraldo Garcia.
Breve histórico
A cidade de Salto foi fundada pelo Capitão Antônio Vieira Tavares em 1.698, mas foi no ano de 1.700 que o Capitão e sua esposa doaram as terras à Capela Nossa Senhora de Monte Serrat, esta que é a Padroeira do município, dando início ao desenvolvimento de Salto.
Na região central, há um monumento especial dedicada a fundação do município, com estatua do Capitão Antonio Vieira Tavares que faz referência aos primeiros povoadores de Salto; bem como a antiga tecelagem da Brasital S.A. e sua vila operária adjacente.
Durante anos de crescimento, Salto se desenvolveu com a influência de povos diversos, especialmente cultura italiana e ganhou destaque em diversas áreas como a cultura, com o tradicional Bonecões da Barra, o médico, advogado e ex-deputado Archimedes Lammoglia, o cineasta Anselmo Duarte – único brasileiro vencedor do prêmio Palma de Ouro em Cannes, na França -; se tornou conhecida pelo quitute da empada frita; sem contar os parques do Lago, da Rocha Moutonnée, com a sua importância histórica, das Lavras e Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat, e o Rio Tietê, que tão bem representam a nossa cidade.
Estância Turística
O município de Salto é considerado estância turística há 20 anos. É um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Salto conta com uma belíssima queda d’água do Rio Tietê, o Marco Zero da nossa cidade e a Igreja Matriz, a Ilha dos Amores, Memorial que traça a história do Rio, o Caminho das Esculturas, a centenária Ponte Pênsil que leva ao Parque Natural Ilha da Usina, o Pavilhão das Artes, a vista do Mirante da Ponte Estaiada, o Parque das Lavras e o Monumento à Padroeira, Vila Operária, o Parque do Lago, a Praça XV de Novembro e a Estação do futuro Trem Republicano são exemplos do que o visitante pode encontrar na nossa cidade.
Grandes obras
Desde o início da gestão, o mês de junho é destinado ao anúncio e entrega de grandes obras que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade. Neste ano, a Prefeitura deverá entregar melhorias que contribuirão diretamente na qualidade de vida do saltense, com mais segurança, saúde e mobilidade.
Dentre este pacote de obras estão: o Centro de Especialidades Médicas, Trecho 1 da duplicação da Avenida Nações Unidas (Japão – Ypê), fase final da duplicação da Rodovia Rocha Moutonnée, duplicação do trecho 2 da Avenida José Maria Marques de Oliveira, e a Usina de Valorização de Resíduos.
Compartilhe esta notícia: