Nota Oficial – Atendimento de pessoas em situação de rua

Diante da circulação de informações inverídicas sobre o não acolhimento de um cidadão que aparentemente estava em situação de rua, a Prefeitura por meio da Secretaria da Ação Social e Cidadania, esclarece que:
A pessoa foi identificada como um paciente de uma clínica de recuperação para dependentes químicos em Elias Fausto. Ele havia fugido do local, sendo encontrado em Salto, se encaminhando ao Creas, que no momento realiza o acolhimento de pessoas em situação de rua da nossa cidade.
Diante desta situação, as equipes da assistência social prestaram todo o atendimento necessário para o paciente, enquanto a Secretaria da Ação Social e Cidadania entrava em contato com a clínica na qual ele estava internado para buscar o paciente e leva- lo de volta ao tratamento.
Por não ser pessoa em situação de rua, o serviço de acolhimento do Creas não seria o local para seu atendimento, e sim a área da Saúde.
Em tempos, o trabalho iniciado na última semana pela Prefeitura no acolhimento de pessoas em situação de rua, segue todos os rigores de regramento, segurança, cadastro e organização. Ações fora de contexto, como esta apresentada de forma sensacionalista em postagens na rede social, não contribuíram para a solução do caso, que já a equipe da administração municipal e vereadores da situação estavam trabalhando para o melhor encaminhamento do caso específico.
Mais uma vez lamentamos o uso das redes sociais como plataforma de exploração política, por pessoas sem qualquer informação e preparo para lidar com este público – colocando em evidência a fragilidade humana, tirando fotos e compartilhando nas pelas redes sociais – em uma situação que foi plenamente resolvida pela equipe técnica.

Compartilhe esta notícia: