O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, preocupado com as pessoas em situação de rua e as baixas temperaturas na nossa cidade, iniciou uma discussão com o secretário da Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, o secretário de Governo, Gilmar Mazetto, o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos e da Saúde, Fernando Amâncio, para um plano de acolhimento para esta população.
Neste momento, as pessoas em situação de rua são atendidas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com atendimentos regulares, com local para higienização de roupas, banho e alimentação.
A discussão deverá ser ampliada para envolver organizações sociais e instituições religiosas que também realizam este trabalho. O período para acolhimento está sendo definido, assim como o local, a organização e regramento para a ação.
De acordo com a análise das Secretarias da Saúde e da Ação Social e Cidadania, locais como ginásio de esportes não são indicados por conta de aglomeração, contrariando o que preconiza as autoridades de saúde. Uma discussão com a Vigilância Sanitária para aplicações de protocolos também será realizada para operacionalidade da ação.
Doação de cobertores
A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Ação Social e Cidadania, recebeu na última quarta-feira (27), uma doação de 40 cobertores do Grupo AB Colinas.
De acordo com a Secretaria de Ação Social e Cidadania, a doação será destinada às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).