A Secretaria de Meio Ambiente, representado pelo secretário, Ângelo César Turqui Piva, pelos membros José Antônio Luciano e João Carlos Pacheco, foram para a horta comunitária do “Projeto Frutos da Terra” no dia 13 de março se reunir com o coordenador de projeto sociocultural da Secretaria de Ação Social e Cidadania, Raisuli Hudson Ferraz da Silva e moradores do bairro Jardim Santa Cruz para receber a cesta de hortifrútis proveniente da horta comunitária. Na oportunidade, a equipe visitou a estrutura da horta comunitária.
A horta comunitária “Frutos da Terra” está localizada na Avenida Princesa Isabel, no Jd. Santa Cruz e é anexada à sede do Centro de Ações Integradas e de Cultura. Nesse espaço é produzido várias olericulturas e frutíferas, como alface, rabanete, banana e quiabo; outrora, a produção dessa horta utiliza diversas técnicas agrícolas sustentáveis, como o não uso de agrotóxicos, utilização de água de chuva para regar a horta e uso de curvas de nível para evitar a erosão e conservar a qualidade do solo.
O secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, ressalta a importância da alimentação saudável e sustentável afirmando que elas são essenciais para que as pessoas supram a necessidade de nutrientes e vitaminas a fim de evitar doenças e a horta comunitária é um dos meios da população ter alimentação correta. “É importante enfatizar a aplicação de manejos sustentáveis feitos pelos membros do Projeto “Frutos da Terra” com o objetivo conservar o solo, reduzir o consumo de água, além da não utilização de agrotóxicos, obtendo um alimento natural e saudável”, afirma o secretário.