Carnaval de Salto traz quatro novos personagens para o tradicional desfile dos Bonecões da Barra

O Carnaval de Salto deste ano trará também quatro novos personagens para o tradicional desfile dos Bonecões da Barra. Os novos bonecões se juntarão aos outros 30 foliões gigantes que desfilarão na avenida Dom Pedro II, nos dias 22 e 24 de fevereiro (sábado e segunda-feira), ao som das antigas marchinhas, junto ao Bloco da Casa da Cultura, que terá como tema “Liga da Folia” e os homenageados deste ano serão os Super-Heróis: Mulher Maravilha, Super Homem, Batman e Capitão América, que povoam a imaginação e agradam desde as crianças até os adultos.

A confecção desses personagens, assim como a restauração de alguns bonecões mais antigos, teve início no dia 23 de janeiro. “Os Bonecões fazem parte da identidade cultural do município e é a atração mais aguardada pelos saltenses. Os heróis são referências de superação, força, esperança e união, sentimentos que devem ser multiplicados por todos nós”, destaca o secretário da Cultura, Sandro Bergamo.

História dos bonecões de Salto
Desde 1960, com curtos momentos de interrupção nos últimos vinte anos, os bonecões do Bloco da Barra constituem a principal marca do carnaval saltense de todos os tempos. A ideia de fazer um grupo de grandes bonecos para desfilar junto ao Bloco partiu de membros de uma antiga família saltense, os Jorge. Contudo, foi posta em prática por Álvaro Ribeiro, proprietário de uma carpintaria que funcionava num galpão nos fundos do antigo Hotel Brasil, cuja fachada ficava na Rua José Galvão, na Barra.
Álvaro, que faleceu em meados de 1990, durante trinta anos, de maneira ininterrupta, dedicou-se a criar bonecões nos meses que antecediam o carnaval. No carnaval de 1991, o primeiro após a morte de Álvaro Ribeiro, seu filho Francisco – popularmente conhecido por Tico Boca, também já falecido – teve a iniciativa de continuar a criar os bonecões para o desfile de rua, o que perdurou por algum tempo. Era intenção do descendente do precursor dos bonecões manter a prática, iniciada por seu pai, se não na família, ao menos no bairro. Hoje, a tradição é mantida por iniciativa da Prefeitura de Salto e Secretaria da Cultura, que contrata artistas especialmente para criar os bonecões, desde 2005.

Compartilhe esta notícia: