Secretaria da Saúde convoca usuários do SUS para atualização de cadastro

A medida é uma exigência do Ministério, para garantia dos encaminhamentos de consultas, exames e procedimentos

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, convoca a população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde, para atualização dos dados cadastrais. A atualização deve ser realizada o mais breve possível, nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os usuários devem levar o cartão SUS, RG, CPF, comprovante de endereço e telefones de contato.
A atualização do cadastro fará parte do Cartão Nacional de Saúde (CNS) que é o documento de identificação do usuário do SUS. Este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico. O Cartão é válido em todo o País e deve contribuir para a integração dos sistemas de informação e para o atendimento em saúde no Brasil, criando e mantendo uma base nacional de registros eletrônicos de saúde do cidadão.
A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que a partir de janeiro, o CPF do paciente, se tornou um dado obrigatório no sistema CROSS – Secretaria de Estado da Saúde, para agendamentos, consultas e procedimentos. Por isso a importância da atualização do cadastro para a garantia dos encaminhamentos de saúde da população.