O Procon de Salto divulga, a fim de conhecimento para os munícipes, duas novas modalidades de golpes que estão ocorrendo com frequência na cidade.
Um destes consiste na vítima receber uma ligação em seu telefone fixo, onde se afirma ser de um banco (normalmente o que a vítima possua conta), e que seu cartão de crédito teria sido clonado pois estava sendo utilizado em uma outra cidade. Para que se cancele o cartão, a vítima teria que ligar na central de cartões. Ocorre que, o telefone fixo da vítima já estaria previamente grampeado, e esta, ao tentar ligar para a central, acaba sendo atendida diretamente pelos bandidos, que, entre outros, afirmam inclusive mandar motoboys se passando como Policiais Federais para que se retire o suposto cartão clonado da casa da pessoa. Este procedimento não é o padrão em nenhum banco, e caso a vítima já tenha passado por situações semelhantes, a orientação é que se entre em contato imediatamente com a Delegacia para que seja efetuado Boletim de Ocorrência a fim de registro e investigação.
O outro golpe é relacionado ao aplicativo WhatsApp, onde os bandidos, se passando por parentes da suposta vítima solicitam dinheiro para emergências. Neste golpe, o que ocorre é a clonagem do aplicativo, provavelmente em virtude do telefone da pessoa já encontrar-se vulnerável (com algum tipo de vírus instalado). O alerta é para que não se clique em nenhum tipo de link que seja de procedência suspeita, e não deposite nenhum tipo de valor nestas situações de “desespero”. Caso já tenha passado por situações semelhantes, a orientação é a mesma: entre em contato imediatamente com a Delegacia para que seja efetuado Boletim de Ocorrência.
O Procon é o principal Órgão de Defesa do Consumidor e em Salto está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O principal objetivo é manter o equilíbrio e resolver problemas nas relações de consumo entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Caso não ocorra o acordo, o Órgão faz a orientação necessária para que o consumidor possa entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.
O atendimento ao público acontece de segundas às quintas-feiras, das 8h às 16h, e de sextas-feiras das 08h00 às 12h00, no Atende Fácil, localizado à rua José Revel, 270.
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