Nove grupos apresentaram as diferentes abordagens sobre o nascimento de Jesus
Os vencedores do Concurso de Presépio Vivo de Salto foram conhecidos neste domingo (15), durante a cerimônia de premiação realizada na Praça XV de Novembro. O Concurso de Presépio Vivo fez parte da programação de Natal e contou com a participação de nove grupos que encenaram das mais diversas formas, a representação do nascimento do menino Jesus.
O evento contou com a presença do Prefeito Geraldo Garcia, do secretário da Cultura Sandro Bergamo, e dos jurados que avaliaram os presépios: a arquiteta Tânia Benincasa, o artista plástico Rodrigo Bixigão, o cabeleireiro, maquiador e artista plástico Vande Rovani, e o diretor de Turismo de Salto, José Roberto Orlandini.
As criações dos presépios participantes do concurso puderam conceber as mais diferentes abordagens do tema, situando seus presépios em épocas e ambientes diferentes, podendo por exemplo, substituir figuras habitualmente encontradas nos presépios tradicionais, por figuras extraídas de diferentes culturas e meios sociais.
Na oportunidade, o Prefeito Geraldo Garcia destacou a criatividade e participação dos grupos que abrilhantaram a Programação de Natal. “Deixo aqui os meus parabéns a todos que participaram deste belíssimo espetáculo, na Praça mais querida pelos saltenses.
Se apresentaram durante a programação: Cia Mandrágoras de Teatro, Escola de Dança Espelho Meu, Cia Donus Teatral, Espaço Cultural Barros Júnior, Grupo Anankê, Escola de Samba Mocidade Independente de Salto, BSTS Unit e Blow Up Cia de Dança.
Os melhores presépios foram premiados nas seguintes categorias: melhor mensagem, melhor figurino e caracterização, melhor cenografia, destaque infantil, destaque feminino e destaque masculino.
O grande vencedor da noite foi o Grupo Anankê, com o 1º lugar com o presépio “Minha Terra Natal”; melhor mensagem, melhor interpretação cênica, destaque feminino e destaque masculino. O 2º lugar ficou com o Espaço Cultural Barros Júnior, que apresentou o Presépio Rural; o grupo também se destacou no quesito figurino e caracterização. Já o 3º lugar foi para Escola de Samba Mocidade Independente de Salto, com o presépio “O evangelho de Jesus, um caso de profecia externa”; o grupo se destacou também com a melhor cenografia.
O presépio “Pela Eternidade” apresentado pela Cia Blow Up ficou com o destaque infantil pela participante Melissa de Carvalho Pereira.