Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” recebe honraria do Ministério da Cidadania, através do Instituto Brasileiro de Museus

O documento certifica que a instituição contribui para o desenvolvimento e monitoramento da Política Nacional de Museus

Nesta terça, 26, o Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, recebeu o Certificado do Registro de Museus, embasado no artigo primeiro do Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de Janeiro de 2009, regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013 e pela Resolução Normativa nº 1/2016.
O Certificado tem como intuito aprimorar a qualidade da gestão de museus e fortalecer as políticas públicas setoriais, a partir do estímulo às práticas museológicas. Além disso, a certificação também possibilita um trabalho em rede, em torno de uma plataforma que reúne e compartilha informações em todo o território nacional. “Essa documentação insere a instituição na rota Nacional de Museus e confere a nós o legado de contribuição para o desenvolvimento de uma política imprescindível na preservação de nosso maior bem: a memória. Para tanto é que reiteramos nosso compromisso com a diversidade e a pluralidade das manifestações expressas aqui”, afirma o coordenador Lucas Gonzaga.

Sobre o IBRAM
O Instituto Brasileiro de Museus foi criado em janeiro de 2009, com a assinatura da Lei nº 11.906. A autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos direitos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais. O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

Sobre o Museu
O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Cultura e à Prefeitura da Estância Turística de Salto que comemora 28 anos em 2019 e reitera o compromisso e a missão de oferecer um conjunto de ações que vibram pela memória e história saltense, aproximando o público de suas raízes. Sua criação é uma iniciativa social que recebe, anualmente, mais de 7 mil visitantes.

Compartilhe esta notícia: