A aplicação é uma iniciativa inédita e foi realizada no Parque do Lago e na empresa Toyobo do Brasil
Em continuidade ao Termo de Colaboração, assinado entre a Prefeitura de Salto e o Instituto Biológico de Campinas em outubro de 2018, teve início na última semana, a aplicação de um agente de controle biológico (fungo) em combate ao carrapato-estrela nas áreas públicas do município.
A aplicação inédita no país foi realizada no Parque do Lago e também na área próxima, na empresa Toyobo do Brasil, que está desenvolvendo o fungo em parceria com o Instituto Biológico. A ação foi acompanhada pelo Prefeito Geraldo Garcia, pelo secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva e do representante do Instituto Biológico, Dr. Paulo Sampaio.
A aplicação tem como objetivo a diminuição e controle da população do parasita. “Neste momento, é colocado em prática, todos os estudos, testes e procedimento – como a captação e analise dos carrapatos – realizados até o momento. E poderemos verificar o resultado da aplicação em uma área real”, declara o Chefe do Executivo, Geraldo Garcia, que está com grandes expectativas sobre esta ferramenta de controle populacional.
Ainda receberão a aplicação, neste primeiro momento, o Largo São João e o Parque da Rocha Moutonnée. Vale ressaltar que o produto aplicado não interfere na saúde dos seres humanos, dos animais, insetos e flora. “O fungo mata o carrapato, sem agredir o meio do qual ele se encontra. Nem mesmo as capivaras que são hospedeiras do carrapato sofrem interferência dos fungos aplicados, garantindo a saúde das mesmas”, lembra o secretário.
Todo o processo será acompanhado pelas equipes da Secretaria do Meio Ambiente de Salto, Secretaria da Saúde e Instituto Biológico de Campinas. Após a aplicação, todas as áreas que receberam a intervenção com a aplicação do agente de controle biológico passarão por análises de eficácia do produto.
Além da aplicação, a Prefeitura de Salto ainda desenvolve outras atividades, como mapeamento dos parques, implantação das medidas de controle – instalação de cercas e placas informativas; capacitação de servidores municipais; palestras em condomínios e loteamentos entre outros.