Usina de Valorização de resíduos da construção civil processa 29.613 toneladas de material em um ano de atividade

Material foi distribuído entre áreas públicas do município

Neste primeiro ano de atividade, a Usina de valorização de Resíduos da Construção (UVRCC) processou 29.613 toneladas de material que foram usados em diversas áreas da cidade e foi implantado via Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com a empresa CSO Ambiental.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva “todo o processo, está sob garantia da legislação ambiental, onde os resíduos vindos da construção civil foram processados e na usina, geraram agregado reciclado, que foram reaproveitados em obras civis como espaços de caminhadas, parques, áreas de praças, operação de “tapa-buraco”, nas estradas rurais e manutenção de calçamento”, que ainda ressalta a importância desta unidade localizada em Salto. “Só há duas usinas desta na região, sendo Salto uma das cidades completadas, que conseguem tratar o material de construção civil e ainda reutilizá-lo”, destaca.
Os materiais recebidos são provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil do município, que podem ser descartados nas caçambas e Ecopontos espalhados em diferentes bairros da cidade. “Hoje temos nove Ecopontos distribuídos no município, que recebem este material e são destinados a Usina”, esclarece o secretário.
O material reciclado foi distribuído em diferentes áreas da cidade e em grande parte, foi recebido em estradas rurais, estradas internas do aterro sanitário, praças públicas e também na construção e manutenção do Centro de Educação Ambiental (CEA).
A Usina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para os caçambeiros acessarem a usina e descarregarem os resíduos.

Compartilhe esta notícia: