As doses serão aplicadas em crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram imunizadas
Seguindo o calendário nacional de vacinação, a Secretaria da Saúde de Salto deu início nesta segunda-feira (7), à Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Nesta primeira etapa, a campanha é voltada às crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e vinte e nove dias).
A imunização é voltada apenas para crianças que ainda não receberam a dose zero, ou seja, que ainda não foram imunizadas contra o sarampo. De acordo com a Secretaria da Saúde, é importante que todos os pais levem seus filhos ao Posto de Saúde de referência para verificar a carteira de vacinação, porém somente receberão vacina as crianças com doses em atraso, ou ainda não vacinadas; caso a criança esteja com a carteira de vacinação em dia, não será necessária a aplicação de dose extra.
O Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste mês, no sábado, dia 19 de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os locais estarão abertos das 8h às 17h para atendimento da Campanha.
Em Salto, três casos de sarampo foram confirmados. A Secretaria realiza ações de bloqueio e orientação nas unidades de saúde sobre a doença.
É importante salientar que a vacinação de rotina contra o Sarampo segue normalmente neste período, conforme o Calendário Estadual de Vacinação, sendo: Dose 0: aos 6 meses de idade; 1ª dose: aos 12 meses e 2ª dose: aos 15 meses. Adultos até 29 anos devem ter recebido 2 doses da vacina durante a vida, quem precisar se atualizar, pode procurar o posto de saúde para orientações.
A intensificação da imunização para adultos deve acontecer na segunda fase da campanha.