Projeto Dínamo atende mais de 3 mil alunos da rede estadual

Projeto realizado em parceria com a Diretoria de Ensino Regional de Itu abordou temas de cidadania e saúde emocional

O Projeto Dínamo, desenvolvido pela Prefeitura de Salto em parceria com a Diretoria Regional de Itu, atendeu mais de três mil alunos da rede estadual. Durante cinco meses, as escolas estaduais Profa. Leonor Fernandes da Silva, Mirinha Tonello, Paula Santos, Dolores Antunes da Silva, Profa. Maria de Lourdes Moraes Costela, Prof. Joseano Costa Pinto, Tancredo do Amaral, Acylino do Amaral Gurgel, Profa. Otília de Paula Leite, Padre Francisco Rigolin (Caic) receberam o Prefeito Geraldo Garcia, para um bate-papo aberto sobre cidadania, pertencimento, esporte, emprego, cultura e saúde emocional, além de palestras com as equipes da Secretaria da Saúde.
Durante o bate-papo ainda era possível fazer perguntas ao Prefeito sobre a cidade e dialogar sobre diversos assuntos pertinentes. “Foi possível entender quais são as dúvidas, aflições e desejos de cada um. Cada região da cidade apresenta uma demanda e uma necessidade diferente e tentamos atender a cada escola de forma única”, declara o Prefeito, que ainda ressaltou a importância desse contato direto com os alunos. “Os adolescentes questionaram tudo, de forma muito assertiva e participativa, sempre debatendo com muita coerência. E eu fiquei impressionado com a dedicação, atenção e respeito com que me receberam e aceitaram participar deste projeto”, finaliza.
As dez escolas que foram atendidas pelo Projeto Dínamo puderam contar com palestras na área da saúde, coordenada pelas enfermeiras Camila de Souza Gonçalves, Leila Lobo e Lidiane Coleoni, da Secretaria da Saúde. Os temas foram definidos pelos estudantes que compõem o Grêmio Estudantil, que optaram na grande maioria, por trabalhar a questão da saúde emocional, como depressão, ansiedade e bullying, ministrada pelas psicólogas Giovana Pestana e Valquíria Cabral da rede municipal de saúde, que desenvolveram uma fala cuidadosa para atender aos adolescentes e também levaram informações preciosas de como pedir ajuda, caso seja necessário. “Todos os adolescentes podem ser atendidos pela rede básica de saúde do município. Isso é muito importante, pois muitos jovens têm vergonha de ser abrir para algum adulto conhecido e conversar sobre o que está passando naquele momento. Essas palestras ainda possibilitaram uma compreensão maior sobre os medos, inseguranças e tristezas sentidas nessa fase da vida e devem ser trabalhadas sendo cessados com ajuda especializada”, declara a enfermeira Leila Lobo.
“Fico imensamente agradecido pela parceria com todos que participaram e acreditaram neste projeto, como Evelize Padovani, da Diretoria Regional de Itu, os diretores, mas principalmente os alunos que me receberam de braços abertos e dispostos e permitiram trazer um pouco de diálogo entre o poder público e os alunos da rede estadual”, declara o Prefeito.

Compartilhe esta notícia: