Adolescentes do Jd. Santa Cruz participam da 2ª edição do projeto Parada Poética

 

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, deu início nesta terça-feira, (17), a 2ª edição do Projeto Parada Poética, no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Santa Cruz. O projeto é composto por oito oficinas ministradas pelo rapper e poeta Renan “Inquérito”, e é ofertado para cerca de 35 adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Neste projeto os jovens agem como protagonistas por meio da vivência artística musical e literária, através da produção de textos e poesias, ao longo das atividades que ao final, se conclui com a confecção de um livro artesanal desenvolvido pelos participantes. A Parada Poética contribui para desmistificar o uso exclusivo da escrita e linguagem apenas formais. A linguagem adotada enfatiza a oralidade, ao invés da leitura, onde a poesia passa a ser sonora e musical, sempre utilizando a cultura hip-hop como aliada.
Os temas abordados perpassam pela saúde, educação, preconceitos, convivência, a relação com o mundo moderno e o amor. O encerramento está marcado para acontecer no dia 04 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal, às 19h, com apresentações aos familiares e aberto para público.

1 ª edição do Parada Poética
No ano passado, o projeto Parada Poética encerrou com a exposição de um livro de poesias. A partir dos relatos dos jovens, os profissionais identificaram a necessidade de um trabalho em conjunto com a juventude do território atendido pelo Cras Santa Cruz. Com o desenvolvimento do Projeto “Plante Amor, Colha Esperança” a atuação desses jovens se estendeu aos alunos da Rede Estadual de Ensino da respectiva região. O trabalho é apresentado de jovem para jovem, com um bate-papo sobre todas as questões que afligem a sociedade, especialmente o jovem.

 

Compartilhe esta notícia: