A ampliação com a construção da nova Central de Monitoramento foi necessária para melhor administrar as diversas câmeras do município, incluindo as 24 câmeras da Muralha Digital.
Salto já conta com uma Nova Central de Monitoramento de segurança, operada pela Secretaria da Defesa Social e setor de inteligência da Guarda Civil Municipal (GCM). Com 340 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, a nova central realiza o monitoramento das 40 unidades de educação, pontos de grande circulação, prédios públicos, além de sistema de inteligência que monitora as entradas e saídas do município, a Muralha Digital.
A central funciona 24h, trazendo mais eficiência e precisão nas ações de segurança. A nova central de monitoramento da Defesa Social teve investimento de R$ 148 mil; o local foi ampliado para melhor distribuir os equipamentos que fazem parte do circuito de segurança e melhor acomodar os profissionais que fazem parte do Controle de Operação de Inteligência da Guarda Civil Municipal.
O investimento envolve tecnologia, integração de dados e sistemas e reforço na segurança, conforme explica o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos. “A ampliação do espaço partiu de uma iniciativa em melhorar os mecanismos de defesa, integrar as ações com as demais corporações de segurança e principalmente parte de um plano para redução dos índices de criminalidade de naturezas diversas”, destacou.
Na última semana, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, esteve no local para acompanhar os novos trabalhos da nova central. “Este espaço se integra ao plano de segurança desenvolvido na cidade, e que preconizam o investimento em tecnologia, integração das forças de segurança e gestão de informação através do Gabinete de Gestão Integrada. Estou muito satisfeito com que tem sido desenvolvido nessa área”, destacou.