A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, realizou o levantamento dos atendimentos ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), neste 1 ° semestre, de todas as unidades que executam os serviços de Proteção Social Básica, destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em conjunto com a rede socioassistencial. O serviço atendeu diversas famílias, crianças, jovens e idosos.
Os Cras, oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio do serviço complementar ao trabalho social com famílias, realizado em grupos e organizado a partir de percursos culturais. Eles são realizados em diferentes bairros e locais como: Cras Jardim Saltense, Cras Salto São José, Cras Jardim Santa Cruz, Cras Jardim Nações, Cras Independência.
Desde janeiro, o Cras disponibiliza sete tipos de oficinas continuadas para a população, tais como balé, ginástica, canto coral, artesanato, e oficina de futebol (Cras Saltense). O fluxo total de pessoas recebidas em todas as unidades para participar das oficinas somou 15.486 pessoas.
Além disso, os Cras totalizaram 3751 atendimentos particularizados, 1168 visitas familiares, 4061 participantes em palestras, oficinas e atividades coletivas de caráter não continuado. Também foram registrados 3123 beneficiários do Programa Bolsa-Família e 612 inclusões do CadÚnico, registro de informações que serve como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios. Para encerrar o semestre, a Secretaria de Ação Social e Cidadania, realizou festas julinas aberta a comunidade dos territórios que reuniu 860 pessoas. Os serviços ofertados à família incluem Serviço Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que vivem em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Ao todo, 205 famílias receberam acompanhamento.
Creas
Já o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, unidade de serviços de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social atendeu 41 pessoas em medida socioeducativa.
Compartilhe esta notícia: